Publicado segundo edital da construção das 418 casas do programa minha
casa minha vida em São Manuel
O Jornal O Debate traz em sua edição de hoje a segunda
publicação do edital do pedido de loteamento da área onde serão construídas 418
casas do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa 2.
Por lei, devem ser feitas três publicações seguidas no mesmo
jornal para que a empresa responsável pelo loteamento possa dar início à
construção. A expectativa é de que o loteamento seja lançado no mês de abril.
O bairro onde serão construídas as 418 casas já tem nome, Villa
Oitis, e estará localizado numa área entre a SP-255 e o Distrito de Aparecida,
ao lado da Vicinal Maestro Pedro Catalan.
Vale lembrar que as últimas casas populares construídas em São
Manuel foram erguidas há mais de 20 anos, quando o prefeito Marcos Monti
exerceu o seu primeiro mandato.
O sonho de ter casa própria é o objetivo de vida de muitas
pessoas e desde que a publicação desse edital foi divulgada pela primeira vez
na última semana, surgiram muitas perguntas da população.
O programa Minha Casa Minha Vida, financia casas populares
com prestações acessíveis, bem abaixo das prestações que seriam cobradas por
bancos ou financiadoras.
A faixa 2 é a intermediária do programa, nela são atendidas
famílias com renda superior a três salários mínimos até R$ 3.275,00. Através
dela é possível comprar uma casa ou apartamento financiado em até 360 meses (30
anos) e com direito inclusive a um subsídio. O subsídio não é tão alto como o
da primeira faixa, por isso é feita análise de risco e consulta aos órgãos de
proteção ao crédito.
A definição dos contemplados será por meio de análise
financeira dos inscritos pela Caixa Federal. A taxa de juros também é
diferenciada para cada faixa salarial, variando entre 5%, 6% e 8,16% ao ano.
Para realizar as inscrições, que ainda não tem data e nem
local definidos, é preciso que os interessados compareçam tenham em mãos todos
os documentos necessários que são: RG, CPF, cadastro habitacional e a ficha de
cadastro preenchida, comprovante de renda dos últimos seis meses, extrato do
FGTS atualizado, imposto de renda, carteira de trabalho, comprovante de
despesas, água, luz, aluguel, escola. Pessoas que não trabalham com carteira
assinada devem apresentar o extrato bancário também dos últimos seis meses.
Após a inscrição, as famílias avaliadas pela Caixa Federal serão
comunicadas sobre a validação para assinarem o contrato do financiamento.
Assim que definidas as datas e local para as inscrições,
haverá uma ampla divulgação na imprensa local e até mesmo com carro de som,
para que a população possa ter a chance de realizar o sonho da casa própria.
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