terça-feira, 26 de abril de 2016

H1N1. PRIMEIRA ETAPA DE VACINAÇÃO COMEÇA NESTE SÁBADO




Postos de Saúde funcionarão em horário especial para atender grupos de risco
Em conformidade com o Ministério da Saúde, a 1ª etapa da vacinação contra o H1N1, em São Manuel, ocorrerá neste sábado, 30 de abril.
Para atender todos os grupos de risco, a campanha este ano será dividida em duas partes.
As primeiras a serem vacinadas são as crianças com idade que varia de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com idade superior aos 60 anos.
O mutirão será realizado em todos os Postos de Saúde do Município das 8h às 17h sem intervalo para o almoço e também será realizado em frente aos Supermercados Central e Jaú Serve.
A segunda etapa será realizada a partir do dia 9 de maio, quando serão vacinados pacientes com comorbidades, portadores de doenças crônicas (asma, diabetes, doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras).
Importante destacar que a 2ª etapa será realizada em todos os Postos de Saúde do município, de segunda à sexta-feira durante o horário normal de funcionamento.
Para intensificar as ações de prevenção à doença, diariamente agentes comunitárias de saúde, através do Programa Sala de Espera, estão orientando a população, seja em escolas e unidades de saúde.

A Gripe H1N1

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação.

PRESO UM DOS RESPONSÁVEIS POR ASSALTO EM LOTÉRICA




Ação envolveu ROMU e demais forças policiais de São Manuel

Na tarde de ontem, segunda-feira, 25, a equipe da ROMU (Rondas Municipais) de São Manuel, composta pelos agentes, Leandro, Yamaia e Camargo, avistou dois indivíduos numa motocicleta idêntica a que foi utilizada no roubo a Lotérica Central, ocorrido no período da manhã do mesmo dia.
Ao avistarem a viatura os jovens empreenderam em fuga pelas ruas do Distrito de Aparecida, seguindo por uma estrada de terra em direção a rodovia SP 255.
A equipe da Guarda Civil Municipal perseguiu a moto. Ao perceberem a chegada da viatura, os suspeitos adentraram num matagal que margeia a pista. Neste instante foi solicitado o apoio das polícias Militar e Civil.
Um cerco aos dois indivíduos foi realizado. Na abordagem uma surpresa, ambos além de serem menores de idade são conhecidos no meio policial. Durante a revista foram encontradas 35 pedras de crack embaladas e prontas para venda, com um dos menores.
Diante dos fatos os menores foram encaminhados a Delegacia de Policia para providencias cabíveis, onde a autoridade Policial ao tomar conhecimento dos fatos interrogou os envolvidos na presença dos responsáveis legais e em seguida diante da materialidade dos fatos ratificou a voz de prisão dada anteriormente pelos agentes.
Um dos menores, D. M. R, foi encaminhado à cadeia pública de Itatinga após assumir a participação no roubo a Lotérica e a posse das drogas. O outro foi liberado.
 
Fonte: Prefeitura de São Manuel, GCM e Diretorias de Segurança e Trânsito e Comunicação

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...