quinta-feira, 26 de maio de 2016

CORPUS CHRISTI EM SÃO MANUEL REÚNE MAIS DE 30 MIL PESSOAS




Turistas e são-manuelenses se encantaram com a beleza dos trabalhos

Segundo a Guarda Civil Municipal, mais de 30 mil pessoas compareceram a 68ª edição da Festa do Corpus Christi em São Manuel. O número é superior ao do ano anterior. Turistas vindos de todo o Estado de São Paulo e os são-manuelenses mais uma vez se encantaram com a beleza dos trabalhos que foram feitos voluntariamente.
O tema base da Campanha da Fraternidade ecumênica 2016, “Casa comum, nossa responsabilidade” serviu de inspiração para a criação dos altares e dos tapetes feitos de bagaço de cana e sal tingidos. Já os títulos dos trabalhos foram tirados dos escritos de São Francisco de Assis.
“Nos escritos de São Francisco encontramos o Cântico das Criaturas, onde o santo faz um agradecimento a Deus pela criação da natureza e tudo o que nela contém”, comenta Rubens de Camargo, coordenador dos enfeites.
As passadeiras, seis no total, apresentaram desenhos de seres vivos, alimentos, e objetos também relacionados à campanha.
Integrantes de entidades assistenciais, escolas estaduais, municipais e particulares, academias, iniciativa privada, comunidade católica, servidores, diretores municipais, a Primeira Dama Andrea Monti e o Prefeito Marcos Monti, colocaram a mão na massa e integraram as equipes.
“Quero agradecer imensamente todos que se dedicaram e trabalharam para a realização de mais essa edição do Corpus Christi de São Manuel. É desta forma que mantemos viva esta tradição tão importante para o nosso povo e município”, comentou o Prefeito Marcos Monti.
A Festa teve início na quarta-feira, 25, com atrações musicais na praça de alimentação, novamente instalada no pátio do Santuário de Santa Teresinha. Com o apoio da Prefeitura, as entidades assistenciais venderam pastéis, lanches, quibes, pizzas e espetinhos, além de bebidas. O dinheiro arrecadado fica com as entidades.
A Missa Campal, celebrada por Dom Maurício, foi realizada na Praça do Santuário, no altar criado pelo são-manuelense Rubens de Camargo. Em seguida, os fiéis acompanharam a procissão. Em frente à Igreja Matriz de São Manuel, outro Altar esperava o andor para a Homilia e Benção final do Santíssimo. O artista plástico Ricardo Rosa Lima foi o criador desse Altar que contava com uma fonte onde a população podia colocar moedas e fazer os seus pedidos. O valor arrecadado será doado ao Hospital da Casa Pia São Vicenti de Paulo.
“Mesmo sem saber que o dinheiro seria doado ao Hospital, as pessoas depositavam ali suas moedas e com certeza faziam seus pedidos e agradecimentos”, comenta o artista plástico.
Pelas redes sociais a repercussão foi positiva. Uma parceria entre a Prefeitura e a empresa PrataNet possibilitou que a população tivesse sinal livre de internet em três pontos da Rua 7 de setembro, o que fez com que fotos e vídeos pudessem ser publicados em tempo real.














quarta-feira, 25 de maio de 2016

SÃO MANUEL PROMOVE TORNEIO DE XADREZ




Competição será realizada no dia 4 de junho.

No sábado, 4 de junho, acontece em São Manuel o Torneio de Xadrez “Paulo Sérgio Augusto – Paulito Augusto”. A competição começa às 13h e será realizada no Salão de Festas da Melhor Idade, situado na Rua XV de Novembro, Região Central da Cidade. 
Os participantes foram divididos em 05 categorias, sendo elas: Absoluto, Sub 16, Sub 12, Sub 10 e Sub 08. “Todas serão premiadas com um troféu para o campeão e medalhas para os 10 primeiros colocados”, comenta Zigomar Augusto, Diretor Municipal de Esportes e Turismo.
Os interessados em participar podem enviar um e-mail para guilhermepereiradealmeida@hotmail.com, até a data da competição ou fazer a inscrição no local no dia do torneio, das 12h30 às 13hs. As inscrições são gratuitas.
Para mais informações foram disponibilizados dois telefones (14)991284996, falar com Guilherme ou 3841.7222, Diretoria Municipal de Esportes e Turismo.

terça-feira, 24 de maio de 2016

CORPUS CHRISTI DE SÃO MANUEL, 68 ANOS DE TRADIÇÃO




Festa religiosa são-manuelenses está entre as maiores do Estado de São Paulo

A cidade de São Manuel se prepara para mais uma grande festa, a 68ª edição da Festa do Corpus Christi. A tradição preservada há décadas, atrai fieis de todo o País. A expectativa da Prefeitura Municipal e das Paróquias que realizam o evento, São Manuel, Nossa Senhora Consolata e Nossa Senhora Aparecida, é de que no próximo dia 26 de maio aproximadamente 30 mil pessoas prestigiem os enfeites, participem das missas e da procissão.
Os trabalhos, feitos voluntariamente pelas equipes, são todos artesanais. Com o objetivo de descobrir futuros artistas, este ano os desenhos foram desenvolvidos por alunos das redes Municipal, Estadual e particular de ensino. 
“Os desenhos passaram por um processo seletivo, e através de um consenso escolhemos os que mais se destacaram de cada grupo e se adequaram ao tema”, diz Luciano Giacóia, Diretor Municipal de Educação.
O tema base da Campanha da Fraternidade ecumênica 2016, “Casa comum, nossa responsabilidade” serviu de inspiração para a criação dos altares e dos tapetes feitos de bagaço de cana e sal tingidos. Já os títulos dos trabalhos foram tirados dos escritos de São Francisco de Assis.
“Nos escritos de São Francisco encontramos o Cântico das Criaturas, onde o santo faz um agradecimento a Deus pela criação da natureza e tudo o que nela contém”, comenta Rubens de Camargo, coordenador dos enfeites.
As passadeiras, seis no total, trazem desenhos de seres vivos, alimentos, e objetos também relacionados à campanha. 
“Todo o trabalho de preparo do material e a confecção dos enfeites são feitos com a colaboração da população, isso torna a nossa festa mais especial”. Comenta o Prefeito Marcos Monti, que complementa. “Os preparativos começam bem antes, com a escolha do tema, desenhos e materiais que serão utilizados”.
Nas semanas que antecedem o Corpus Christi, as equipes responsáveis pelos tapetes e passadeiras fazem o tingimento do material. “Hoje as flores, tampinhas de garrafas, conhecidas na cidade como guinguins, pó de café, areia, argila, madeira, pó de borracha e calcário deram espaço para o bagaço de cana e sal”, relata o diretor de esportes e turismo Zigomar Augusto.
Desde 2013 a procissão acontece na Rua 7 de Setembro, nos quarteirões entre o Santuário de Santa Teresinha e a Igreja Matriz de São Manuel. Essa mudança agradou moradores e a população. No estacionamento da praça do Santuário é montada uma praça de alimentação, com espaços destinados à barracas de entidades assistenciais do município.
“No local, durante a noite que antecede a festa, acontecem apresentações culturais com música, teatro e dança. Todas realizadas por artistas da cidade” comenta o diretor de cultura Rodrigo Pinheiro.
Segundo artistas e religiosos, o Corpus Christi de São Manuel, é uma das festas religiosas mais tradicionais do Estado de São Paulo, um evento grandioso onde a arte se mistura com a Fé.

Lista dos trabalhos e equipes


Trabalho nº 01 - Altar Monumento - “Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são os louvores, a glória e a honra e toda a benção”. - Equipe: Funcionários da Prefeitura Municipal - Criação: Rubens de Camargo.


Trabalho nº 02 - Tapete - “Só a Ti, altíssimo, eles convém e homem algum é digno de te mencionar”. - Equipe: IMES - Autoria do desenho: Amabile Alves Rangel, aluna da ETEC “Dona Sebastiana de Barros”.

Trabalho nº 03 - Passadeira - “Louvado sejas meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta”. - Equipe: Paróquia São Manuel e Projeto Girasonhos - Autoria do desenho: Rubens de Camargo.

Trabalho nº 04 - Tapete - “Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar e pelas nuvens, pelo sereno e todo tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento”. - Equipe: E.E. “Prof. Atílio Innocenti” - Autoria do desenho: Lucas Henrique Tavano e Matheus Augusto Tavano, alunos a E.E. “Prof. Atílio Innocenti”.

Trabalho nº 05 - Tapete - “Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor e sustentam enfermidade e tribulação”. - Equipe: E. E. “Dr. Manuel José Chaves” - Autoria do desenho: Luara Chacon, aluna do Instituto.

Trabalho nº 06 - Passadeira - “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã e mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz diversos frutos e coloridas flores e ervas”.- Equipes: ETEC “Dª Sebastiana de Barros”, E.E. “Prof. Francisco de Oliveira Faraco”, Capoeira Art -Brasil, Capoterapia, Jornal O Debate e Rádio Clube - Autoria do desenho: Rubens de Camargo.

Trabalho nº 07 - Tapete - “Bem- aventurados os que as sustentam em paz, porque por ti, Altíssimo, serão coroados”. - Equipe: APAE - Autoria do desenho: Eduardo Dinis Lopes, aluno da APAE.

Trabalho nº 08 - Passadeira - “Tu és a nossa esperança, Tu és a nossa fé, Tu és a nossa caridade, Tu és toda a nossa doçura, Tu és a nossa vida eterna”. - Equipes: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Vicentinos São Manuel, CENAIC e Academia Amato Team - Autoria do desenho: Rubens de Camargo.

Trabalho nº 09 - Tapete - “Tu és o forte, Tu és o grande, Tu és o altíssimo, Tu és o rei onipotente”. - Equipe: Colégio Hollus Objetivo - Autoria do desenho: Mariana Ciapina, aluna do Holus.

Trabalho nº 10 - Passadeira - “Tu és a nossa esperança e alegria, Tu és a justiça, Tu és a temperança, Tu és toda a nossa riqueza à saciedade”. - Equipe: Escolas Municipais - Autoria do desenho: Rubens de Camargo.

Trabalho nº 11 - Tapete - “Louvai e bendizei a meu Senhor e rendei-Lhe graças e servi-O com grande humildade”. - Equipe: Interact - Autoria do desenho: Bruna Cristina dos Santos Domingues, aluna da Geraldo Pascon.

Trabalho nº 12 - Passadeira - “Tu és o amor, a caridade, Tu és a sabedoria, Tu és a humildade, Tu és a paciência”. - Equipe: Paróquia Nossa Senhora Consolata - Autoria do desenho: Rubens de Camargo.

Trabalho nº 13 - Tapete - “Tu és o bem, todo bem, o sumo bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro”. - Equipe: Mobiliza/ Octocantos - Autoria do desenho: André Marcelo Dedomênico.

Trabalho nº 14 - Passadeira - “Tu és a beleza, Tu és a mansidão, Tu és a segurança, Tu és a quietude, Tu és o gáudio, Tu és nossa esperança e alegria”. - Equipe: Diretorias Municipais e ACAPEL - Autoria do desenho: Rubens de Camargo.

Trabalho nº 15- Tapete - “Tu és o protetor, Tu és o guarda e nosso defensor; Tu és a força”. - Equipe: Colégio Anglo-Luma Carolina - Autoria do desenho: Lívia Galerani Calhoni e Camila Botaro de Oliveira, Alunas do Anglo.

Trabalho nº 16- Altar Monumento - “Digno é o cordeiro que foi imolado, de receber a virtude e a divindade, a sabedoria e a honra, a glória e a benção”. - Equipe: Funcionários da Prefeitura Municipal - Criação: Ricardo Rosa Lima.

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...