sábado, 9 de julho de 2016

SÃO MANUEL NA ROTA DO CICLOTURISMO REGIONAL




Princesinha da Sorocabana passa a integrar duas rotas, Pólo Cuesta e Sertaneja

São Manuel deve ser passagem obrigatória para turistas durante suas “cicloviagens” pela região. A Princesinha da Sorocabana passa a integrar duas Rotas, Pólo Cuesta e Sertaneja.
Com 446 km, a rota do Polo Cuesta interliga 11 municípios e possui 100 km de conexões com atrativos, ou locais de interesse turístico, localizados ao longo do circuito.
O trajeto é dividido em 11 etapas, e tem duração média de 5 a 10 dias de viagem, passando pelas cidades de Botucatu, Pratânia, Areiópolis, São Manuel, Anhembi, Conchas, Bofete, Pardinho, Itatinga, Paranapanema e Avaré.
Os itinerários são marcados por placas de sinalização e totens espalhados pelos pontos turísticos das cidades. “Em São Manuel dois deles já foram instalados, um na Praça do Distrito de Aparecida e o outro em frente à Igreja Matriz”, comenta Zigomar Augusto, Diretor Municipal de Esportes e Turismo.
Dentro do percurso ainda estão incluídos caminhos complementares, para que os ciclistas possam conhecer locais como o Morro de Rubião Junior, Cachoeiras Pavuna, Cachoeira Indiana, Anhembi Camping, Distrito de Pirambóia, Três Pedras, Mirante Pedra do Índio, Bairro Demétria, Gigante Adormecido, Recanto dos Cambarás, Campos de Holambra, Camping Avaré etc.
Além da rota do Pólo Cuesta, nosso município participa de outra rota, a Sertaneja, que tem início na cidade vizinha de Botucatu, passando por Pratânia, Areiópolis, Barra Bonita e São Manuel, totalizando 112 km de trajeto feitos com a bicicleta.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

sexta-feira, 8 de julho de 2016

TENDÊNCIA EM SÃO PAULO, “BARBEARIAS RETRÔS” CHEGAM À SÃO MANUEL



Com estilo inspirado nas décadas de 1950 e 1960, salões tornam-se novos pontos de encontro para homens.

Inspiradas na decoração das décadas de 1950 e 1960, as Barbearias Retrôs têm se tornado muito populares no estado de São Paulo. Com mobiliário clássico, quadros com imagens de pin-ups, veículos e ícones da música, mesas de jogos e bares, e, às vezes, até mesmo lembrando garagens de oficina. Estes ambientes vêm apresentando um novo sentido para o serviço.
Tendência na cidade de São Paulo, a moda chegou aqui. Em São Manuel salões estão aderindo a este estilo, buscando resgatar o conceito original de barbearia, que é ser um ponto de encontro entre amigos e clientes para um bom bate papo, além é claro de cuidar visual.
Uma das mais tradicionais da cidade, a barbearia Joaquim e Marcílio, foi uma das que aderiu à decoração. Na verdade a barbearia “voltou às raízes”, disse seu Joaquim, barbeiro experiente com mais de 50 anos de profissão. Ele abriu seu estabelecimento no ano de 1965 e permaneceu por 28 anos no primeiro endereço, até se mudar para a Rua Epitácio Pessoa, esquina com a Duque de Caxias, onde esteve por mais 23 anos. Durante esse tempo passou seus ensinamentos a filhos e neto.
Nesta semana Joaquim inaugurou seu novo endereço, no mesmo cruzamento, segundo ele, só mudou de esquina. Agora divide o salão com um dos filhos, Marcílio, que emocionado, revela que as cadeiras de barbeiro que eles utilizam, continuam sendo as mesmas do primeiro salão. “Vimos que a gente precisava modernizar nosso salão para não ficar para trás”, comenta Marcílio. “O engraçado é que a tendência de uma barbearia moderna é ser retrô e isso foi fácil para nós, já que foi só relembrar como era no tempo que meu pai começou”. A decoração da barbearia Joaquim e Filho segue um estilo mais clássico do retrô.
Ainda na Rua Duque de Caxias, próximo ao Santuário de Santa Teresinha, encontramos a Barber Shop, pertencente à Luciano Rodrigues Elias da Silva, que também montou seu salão retrô. Há 17 anos na profissão e quatro meses com seu novo salão, Luciano aprendeu a arte da barbearia em família, já que é neto de seu Joaquim.
“Aprendi o que sei com meu avô e hoje tenho o meu próprio salão”, relata ele, dizendo ainda que não decorou o estabelecimento totalmente retrô, pois vê que o estilo acaba sendo mais voltado para o público masculino. “Trabalho também com corte infantil e geralmente são as mães que trazem seus filhos e acredito que assim elas se sintam mais a vontade”.
Outro salão, a Scarparo Garage Barbearia, que fica na Avenida José Horácio Mellão, em frente ao conjunto Poliesportivo abre suas portas ao público amanhã, sábado 09. Seu proprietário, Lucas Scarparo, diz que há cerca de dois anos está se preparando para iniciar seu empreendimento. “Comecei a cortar cabelo por hobby e fui me apaixonando pela profissão. A ideia do salão veio ao ver o crescimento na Europa desse estilo, que mistura barbearias britânicas com os tradicionais ‘american bar’”, diz ele, e completa, “o que também está impulsionando esse tipo de decoração, é a moda lumberjack (lenhador em inglês) de corte de cabelo no estilo anos 50 com a barba comprida”.
O salão de Lucas possui também uma mesa de sinuca, mesa para carteado e um bar, para deleite de seus clientes. “A ideia não é só a barbearia, mas também um ponto de encontro de amigos, meio que um ‘clube do Bolinha’”.
Seu cunhado, Anderson Tadeu Ribeiro, aluga o espaço do bar e assim como Scarparo, também acredita que São Manuel tem potencial e público para um comércio desse tipo “e ainda sobram muitos clientes para os salões tradicionais”, completa o barbeiro.
Outro que aderiu ao estilo retrô foi o cabeleireiro Eduardo Celestino, que tem seu salão na rua Enéias Cintra da Silveira, próximo ao poli, e montou um espaço decorado com móveis e objetos de época.


A barbearia do seu Joaquim na ativa a mais de 50 anos

Joaquim na cadeira do filho: profissão passando por gerações

Joaquim na cadeira do filho: profissão passando por gerações

Luciano aprendeu com o avô e hoje possui seu próprio salão

Bar, mesas de jogos, decoração retrô...
... e serviço de barbearia na carparo Garage Barbearia

Espaço para homens no salão Eduardo Celestino.












SAÚDE DIVULGA ATENDIMENTO RECORDE




Apesar da crise financeira do País, Prefeitura de São Manuel investe o dobro do que é exigido por lei na área da saúde.

A Diretoria de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 04, durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, o balanço dos serviços prestados durante o primeiro quadrimestre de 2016. A lei exige que sejam investidos 15% do orçamento do município em saúde, no entanto em São Manuel a Prefeitura investe o dobro, 30% da arrecadação. 
De janeiro a abril foram realizados mais de 50,7 mil procedimentos hospitalares no município. O Pronto Socorro do Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo realizou 20.856 consultas somente neste período, que contou também com 382 internações e 29.486 atendimentos em geral.
Já as sete Unidades de Saúde do município: “Dr. Manuel de Araujo Selzener”, da Vila Rica; “Madre Cirema do Carmo”, da Vila São Geraldo, “Dr. Raphael Lhamas Franco” do CDHU 1, “Deputado Geraldo Pereira de Barros” da região Central, “Padre Antônio Putton” das Cohabs 1 e 2, “Dr. Abraão Nicolau Salum” da Santa Mônica e “Paulo Justo” do Distrito de Aparecida, realizaram juntas 31.367 procedimentos médicos e 1.240 atendimentos no consultório de prótese.
No evento também foi divulgado que a equipe do Controle de Endemias realizou 21.135 inspeções e a Vigilância Sanitária fez 715 visitas. A equipe de Saúde também realizou 26.188 exames laboratoriais e 12.564 visitas domiciliares, totalizando mais de 93 mil procedimentos.
As consultas médicas efetuadas nas Unidades de Atenção Básica também apresentam números relevantes. Foram 10.959 consultas convencionais e 4.432 consultas médicas especializadas.
Os Postos de Saúde foram responsáveis por 523 exames de Papanicolau e 152 solicitações de mamografias.
A Audiência Pública, que foi aberta a toda a comunidade e sociedade em geral, é uma forma de mostrar transparência nos serviços realizados e oferecidos pelo poder público municipal.





terça-feira, 5 de julho de 2016

OFICINA DE FOTOGRAFIA É SUCESSO DE INSCRIÇÕES




Quantidade de inscritos superou a expectativa de organizadores do evento

A Primeira Oficina de Fotografia teve grande adesão dos são-manuelenses. No total, 46 munícipes fizeram a inscrição para participar do curso gratuito ministrado pela fotógrafa Mariliza Pereira de Souza.
A quantidade de inscritos superou as expectativas, já que a estrutura da Biblioteca não comportaria mais pessoas, por isso as inscrições para a oficina tiveram que ser encerradas antes da data prevista.
“Estou muito otimista diante da procura, pois o número de inscritos foi acima do que esperávamos, já que esta é a primeira vez que o curso é realizado em São Manuel. Eu estou muito contente”, comenta José Dionísio, bibliotecário chefe da Biblioteca Municipal.
A aula inaugural esta marcada para o dia 6 de julho, quando haverá a apresentação da professora e separação das turmas em dois turnos. As aulas serão semanais, com duração de dois meses e acontecem na Biblioteca Municipal “Dr. Francisco Câmara Ferreira”, localizada na Rua XV de Novembro, s/n.

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...