sábado, 30 de maio de 2015

PREFEITURA DE SÃO MANUEL PROMOVE CURSO PARA GESTANTES

Atividade ocorre na última quarta-feira de cada mês

A Prefeitura de São Manuel, através do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Diretoria de Saúde e Fundação UNI, promove na última quarta-feira de cada mês uma etapa do curso para gestantes. O objetivo desses encontros é orientar as mulheres para que tenham uma gravidez saudável. A ação conta com o apoio do NAAC – Núcleo Assistencial Augusto Covre.
A iniciativa possui três etapas, o segundo encontro foi realizado na quarta-feira, 27 de maio. Na oportunidade, as gestantes puderam acompanhar uma palestra relacionada à depressão pós parto com o psicólogo Daniel Bueno.
No final do curso, todas as gestantes que participaram dos encontros, recebem um kit com itens de cuidados para os bebês. A última reunião deve ser realizado no dia 24 de junho.

FINAIS DA VIII COPA SÃO MANUEL DE FUTEBOL SOCIETY

Jogos serão disputados neste final de semana

Serão disputadas neste domingo, 31 de maio, as finais da VII Copa São Manuel de Futebol Society. As partidas ocorrem no campo “Icho Blanco” na COHAB II a partir das 9h30.
Na decisão de 3º e 4º lugares o Didi Auto Center/ C.F.C. Oliveira enfrenta a equipe da Fazenda Salles. Em seguida Flamenguinho e Pizzaiolo/Vitorinha entram em campo para a disputa do título da competição de 2015.

OBRAS SEGUEM NO CENTRO DE RECREATIVO DA COHAB 3

População ganhará nova opção de lazer


Na primeira quinzena do mês de abril, a Prefeitura de São Manuel reiniciou a construção do Centro recreativo da COHAB III. A obra irá oferecer uma nova oportunidade de lazer à população.
O pedido para a construção do centro foi feito no ano de 2010, pelo vereador Buca, mas o projeto teve que ser alterado já que a administração anterior não atendeu aos requisitos de acessibilidade. Hoje, a obra segue todas as especificações técnicas exigidas.
No centro estão sendo construídas canchas de bocha e malha, parque infantil e uma academia ao ar livre.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

PREFEITURA ADÉQUA PRÉDIO PARA INSTALAÇÃO DO SAMU

Em conjunto com a UPA, serviço irá remodelar o sistema de saúde pública no município


A Prefeitura de São Manuel está realizando a reforma do prédio onde funcionava uma agência bancária na COHAB 1. Após a conclusão das obras o local se transformará na sede da primeira unidade do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - do município. Além da reestruturação completa, está no projeto a construção de uma garagem para as ambulâncias.
A instalação da unidade do SAMU somada à construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas - irá beneficiar a população, auxiliando nos atendimentos de emergência, o que com certeza irá desafogar o hospital.
“Estas duas obras vêm para oferecer aos são-manuelenses uma saúde pública de qualidade”, comenta Sirley Justo, diretora de Saúde.
O que é o SAMU?
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo assegurar a escuta médica permanente para as urgências, além de organizar as transferências inter-hospitalares de pacientes graves internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito macrorregional e estadual.
O Serviço proporciona ao cidadão o acesso a uma central com profissionais da saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Na maioria dos casos, o SAMU presta os primeiros atendimentos e posteriormente encaminha o paciente à Unidade de Pronto Atendimento.

FESTA DO CORPUS CHRISTI. SÃO MANUEL, 67 ANOS DE TRADIÇÃO

No ano passado 25 mil pessoas participaram do evento


A população de São Manuel se prepara para mais uma edição da Festa do Corpus Christi. Realizado pela Prefeitura, o evento que ocorre há 67 anos no município, além de se tornar uma tradição, atrai fieis de todo o País. A expectativa é de que no próximo dia 4 de junho 25 mil pessoas prestigiem os enfeites, participem das missas e da procissão. Os trabalhos, feitos voluntariamente, são todos artesanais.
O texto base da Campanha da Fraternidade 2015, “Eu vim para servir”, serviu de inspiração para a composição dos tapetes e altares. “A presença de Jesus nos desenhos, tem a intenção de tocar os corações das pessoas naquilo que deveríamos fazer como cristãos, em todas as áreas da sociedade”, diz Rubens Camargo, coordenador desta edição.
Já as passadeiras apresentam reproduções ricas em detalhes dos pisos portugueses existentes nas Estações Ferroviárias que compunham a Sorocabana, mais especificamente a de São Manuel, uma das mais antigas do Estado de São Paulo, construída em 1909 e inaugurada em 1911.
“Todo o trabalho de preparo do material e a confecção dos enfeites são feitos com a colaboração da população, o que torna a festa mais especial”. Comenta o Prefeito Marcos Monti, que complementa “os preparativos começam meses antes, com a escolha do tema, desenhos e materiais que serão utilizados”.
Nas semanas que antecedem a festa, as equipes responsáveis pelos tapetes e passadeiras fazem o tingimento do material. “Hoje as flores, tampinhas de garrafas, conhecidas na cidade como guinguins, pó de café, areia, argila, madeira, pó de borracha e calcário deram espaço para o bagaço de cana e sal”, relata o diretor de esportes e turismo Zigomar Augusto.
A partir de 2013 a procissão acontece na Rua 7 de Setembro, nos quarteirões entre o Santuário de Santa Teresinha e a Igreja Matriz de São Manuel. No estacionamento do Santuário é montada uma praça de alimentação, com espaços destinados à barracas de entidades assistenciais do município. “No local, durante a noite que antecede a festa, acontecem apresentações culturais com música, teatro e dança. Todas as apresentações são realizadas por artistas da cidade” comenta o diretor de cultura Rodrigo Pinheiro.
Segundo artistas e religiosos, o Corpus Christi de São Manuel, além de ser um movimento popular, é uma celebração “onde a arte se mistura com a Fé”.

Programação da Praça de Alimentação no dia 3 de maio
Shows musicais a partir das 20h
- Fernando Nanka
- Gilmar Minghini
- Dam Bueno
- Márcio Giorgetto e Buck Cordão Acústico Cult

Programação das Missas para o dia 4 de maio
Missas
- às 7h na Igreja Matriz
- às 10h no Santuário em seguida adoração até 15h após adoração Missa Campal Presidida por Dom Maurício.

Escala de Adoração
- 11h às 12h - Paróquia N. Sra. Aparecida / Comunidade Nossa Sra. do Perpetuo / Santa Gianna.
- 12h às 13h - Paróquia Nossa Sra. Consolata / Comunidade Nossa Sra. das Graças / São Geraldo.
- 13h às 14h - Comunidade Santa Rita / Nossa Sra. de Fátima / Matriz e Santuário.
- 14h às 14h45 – Ministros e povo em geral.

DEFINIDOS OS FINALISTAS DA II COPA MILTON MONTI DE FUTSAL

Flamenguinho e Ortobom São Manuel se enfrentam na decisão do título
Na terça-feira, 26 de maio, foram realizadas no Ginásio “Prefeito Miltinho Monti” as partidas válidas pela semifinal da II Copa Milton Monti de Futsal. No primeiro jogo da noite o Flamenguinho venceu o Santa Mônica F.C. e garantiu sua vaga na final. Em seguida o Ortobom São Manuel bateu a equipe do Pizzaiolo nos pênaltis e também se classificou.
As finais serão realizadas na próxima terça-feira, 02 de maio, também no Ginásio “Prefeito Miltinho Monti”, no Conjunto Poliesportivo. Às 20h o Santa Mônica F.C. e O Pizzaiolo se enfrentam pela decisão de 3º e 4º lugares. Após este jogo será realizada a grande final entre Flamenguinho e Ortobom São Manuel. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

SÃO MANUEL PRESENTE NA FINAL ESTADUAL DOS JOGOS DA JUVENTUDE

Equipes de vôlei de praia e xadrez estão garantidas na última fase da competição

No último final de semana, as equipes de xadrez e vôlei de praia feminino da Prefeitura de São Manuel conquistaram o título da etapa regional dos Jogos Abertos da Juventude e se classificaram para a final da competição, que reúne as melhores equipes do Estado de São Paulo.
As finais serão realizadas entre os dias 18 e 27 de junho na cidade de Sertãozinho, a 232 km de São Manuel.
ATLETISMO
A equipe de atletismo também estará buscando a classificação para a final. A disputa será realizada na cidade de Lençóis Paulista neste final de semana.

POSTO DE SAÚDE DA APARECIDA REALIZA ENCONTRO PARA GESTANTES

Objetivo é orientar mulheres para que tenham uma gravidez saudável

O Posto de Saúde de Aparecida realizou no dia 15 de maio o 3º encontro do Grupo de Gestantes do Distrito. Durante a ação foram abordados temas como alterações fisiológicas e os cuidados necessários durante a gestação. O objetivo é orientar as participantes para que tenham uma gravidez saudável.
A Dra. Rita Salaro e a enfermeira Letícia Toledo abordaram sobre as alterações que o corpo da mulher sofre durante a gravidez, orientando as gestantes para os cuidados a serem tomados durante este período.
Na segunda palestra, o dentista Flávio Bizzotto e sua assistente Lucimara Trevisan, falaram sobre as mudanças que acontecem na saúde bucal durante a gestação. A Técnica em Enfermagem Gealize Alves ainda realizou um último diálogo explicando sobre as vacinas que devem ser tomadas no período de gravidez.
A próxima reunião do grupo será realizada no dia 4 de junho e terá como tema os tipos de trabalho de parto.
 “Para a equipe do Posto é gratificante ver a frequência em que as gestantes comparecem aos encontros onde elas podem trocar experiências que aproximam os profissionais de saúde dos pacientes”, comentou Letícia Toledo, enfermeira da unidade.

terça-feira, 26 de maio de 2015

VIOLINISTA PARTICIPA DO PROJETO SALA DE ESPERA

Apresentação ocorreu no PSF “Dr. Raphael Lhamas Franco”

Na quarta feira (20), o Posto de Saúde da Família “Dr. Raphael Lhamas Franco”, recebeu a apresentação da violinista são-manuelense Jéssica Martins. A ação fez parte do Projeto Sala de Espera, que possui como objetivo entreter os pacientes enquanto aguardam pelo atendimento médico nas unidades de saúde do município.
“O objetivo deste Projeto é levar informação e entretenimento aos pacientes e incentivar a auto-estima e autoconfiança de jovens artistas são-manuelenses, valorizando os talentos da nossa cidade”, comentou Adriana Aparecida Furlan, psicóloga da unidade e incentivadora da apresentação da musicista.

HPV: MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO ALVO ESTÁ VACINADA

Mais de 550 vacinas já foram aplicadas no município 

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, informou que atingiu a marca de 53% de imunização contra o vírus do HPV no município (público alvo). Até o último dia 30 de abril, data em que foi feita a última atualização do Ministério da Saúde, já haviam sido distribuídas 552 doses da vacina.
“A vacina é de fundamental importância na prevenção do câncer de colo de útero, atingimos mais de 50% da população alvo e esperamos aumentar este índice, já que as vacinas continuam sendo aplicadas”, diz Sirley Justo, diretora de saúde que complementa, “garotas com idade entre 9 e 13 anos podem receber as doses em qualquer unidade de saúde do município”.

SOBRE O HPV
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, sendo esta a chamada transmissão vertical.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

APÓS INTERVENÇÃO DA PREFEITURA, EX-MORADORA DE RUA É ACOLHIDA

Hoje dona Maria está abrigada na Pousada da Colina

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social realizou na segunda-feira (18), o acolhimento de Dona “Maria Rosa Assunção”. Após receber alta, a ex-moradora de rua, que estava sob cuidados médicos no Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, foi encaminhada à Pousada da Colina.
Há alguns meses, dona “Maria” e seu então parceiro, José Roberto, decidiram deixar o abrigo e viver nas ruas, já que o uso de bebidas alcoólicas não é permitido no local. Após um desentendimento os dois se separaram, fato este que a deixou doente e debilitada. Após 10 dias de internação, em função de desnutrição e desidratação, ela retornou a Pousada da Colina, local em que foi recebida de braços abertos por funcionários e colegas. 
“Aqui não vou passar mais necessidades como era na rua, tenho com quem conversar e posso me divertir nos bailes”, disse “Maria” no momento em que chegou a Pousada acompanhada da assistente social da Prefeitura de São Manuel Zenaide Guimarães.
Como não possui condições financeiras, sua permanência no local será custeada pela Prefeitura e pela Pousada da Colina.
* O nome “Maria Rosa Assunção” foi dado pelo ex-parceiro José Roberto

SAIBA MAIS
Ao ter conhecimento da existência de moradores de rua, a Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social, prontamente os atende realizando perguntas e questionamentos de sua vida social e regressa, a fim de verificar a existência de familiares e documentos para posterior internação em clínicas e instituições especializadas ou retorno a sua cidade de origem.
Em todos os casos um relatório social é feito e entregue ao Ministério Público, mais especificamente a Promotora de Justiça para providências de internação compulsória, já que alguns moradores não aceitam ajuda e declaram que preferem viver em liberdade nas ruas.

Hoje, todos os casos de moradores de rua que se tem conhecimento no município, inclusive o do seu José Roberto, ex-parceiro de dona “Maria”, foram encaminhados através de relatórios sociais a Dra. Vivian de Castro, Promotora de Justiça da Comarca de São Manuel onde aguardam uma decisão para medidas posteriores.

PROJETO BEM-ME-QUER É MUNICIPALIZADO

Mais benefícios na infraestrutura e no atendimento aos assistidos.

No dia 01 de janeiro de 2015, o Projeto Bem Me Quer foi municipalizado. Dentre os benefícios proporcionados pela municipalização, destaque para a articulação com a rede municipal de serviços, melhorias nos recursos materiais, de escritório e limpeza e a mesa de lanches variados com alimentos para os assistidos durante o dia todo.
O Projeto é responsável por atender jovens e adolescentes com idade entre 12 e 18 anos ou excepcionalmente até 21 anos, que se encontram em liberdade assistida (LA) ou prestação de serviço (PSC). Os atendimentos ocorrem com horários agendados semanalmente. As famílias também recebem assistência, além disso, são realizadas reuniões grupais com os assistidos e seus pais ou responsáveis. Os assuntos tratados são variados. A instituição também oferece Cursos Profissionalizantes aos jovens durante o decorrer do ano.
“O acompanhamento ao adolescente tem por finalidade a ressocialização, promovendo um acesso e usufruto de direitos para uma melhor qualidade de vida, no fortalecimento da cultura, diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmação nas relações familiares. Esse acompanhamento e as orientações que os assistidos recebem, também têm o objetivo de prevenir a reincidência do adolescente e do jovem na prática do ato infracional”, comentou Luciana Pillan Gaffo, coordenadora do Projeto Bem-Me-Quer.
Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta, das 7h 30 às 17h, podendo ultrapassar esse horário, e também, se necessário, a instituição poderá ser aberta aos sábados.
O Projeto Bem-Me-Quer trabalha com o intuito de auxiliar, orientar e acompanhar as famílias, por isso conta com uma equipe formada por profissionais especializados neste tipo de atendimento: Luciana Pillan Gaffo, Coordenadora do Projeto que é graduada em Ciências Físicas e Biológicas, pós-graduada em Psicopedagogia; Daniela Cristina Brizolla Soares da Silva, graduada em Serviço Social e especialista em Gestão de Políticas Sociais com função de Orientadora Social; Helenita Verniano Peres Ferreira, graduada em Enfermagem com função de Orientadora Social e Drielly Tamires Cabral Gonçalves, estagiaria de Psicologia.
“Quanto às famílias trabalhamos, as necessidades e potencialidades que elas têm, possibilitando o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, contribuindo, para uma proteção de forma integral”, completa Luciana.

Os atendidos são encaminhados ao Projeto, através do Poder Judiciário e da Fundação CASA.

JUÍZO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE SÃO MANUEL REALIZA “AUDIÊNCIA CONCENTRADA”

Evento reavalia Situação jurídica e psicossocial de crianças que se encontram em regime de acolhimento institucional

O Juízo da Infância e Juventude da Comarca de São Manuel realizou no dia 19 de maio mais uma 'Audiência Concentrada', em atendimento às determinações da Resolução n°. 32/2013 do Conselho Nacional de Justiça.
Trata-se de um evento que ocorre semestralmente e visa promover a reavaliação periódica da situação jurídica e psicossocial das crianças e adolescentes que se encontram em regime de acolhimento institucional, de modo a evitar que permaneçam acolhidos por períodos prolongados e de forma contrária aos princípios e direitos que norteiam o Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo artigo 19 estabelece que 'toda criança e adolescente tem direito de ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta', devendo a situação daqueles que estiverem inseridos em programa de acolhimento ser reavaliada, ‘no máximo, a cada seis meses’, já que sua permanência na instituição 'não se prolongará por mais de dois anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária'.
Segundo a Juíza da Infância e Juventude da Comarca de São Manuel, Drª Érica Regina Figueiredo, 'a medida de proteção de acolhimento institucional possui natureza excepcional e provisória e, uma vez aplicada pela Justiça, passa a exigir de toda a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente o máximo empenho e dedicação para que eles retornem ao convívio familiar. Dentro desse contexto, a 'Audiência Concentrada' possibilita a reunião de profissionais e representantes municipais das mais diversas áreas para discussão do caso com os próprios familiares e obtenção de uma solução que melhor atenda aos interesses e necessidades da criança e adolescente em regime de acolhimento institucional'. Concluiu afirmando que 'o trabalho desenvolvido de forma séria, efetiva e incansável por toda a rede de proteção na Comarca de São Manuel tem sido de fundamental importância para que os limites e desafios enfrentados nessa seara do acolhimento institucional sejam superados e para queo direito ao convívio familiar do infanteacolhido seja reestabelecido o mais rápido possível, tal como determina a lei.'

Sob a presidência da Juíza de Direito, Drª Érica Regina Figueiredo, a 'Audiência Concentrada' realizada na última terça feira contou com a presença da Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Drª Vivian Corrêa de Castro, do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Claudiano Roberto Giorgetto, das assistentes sociais e psicóloga do Setor Técnico Judiciário, Márcia Regina Crivelli Bonacordi, Amanda Simone Sebastião Tocci, Bruna Carolina Bonalume e Maria Denise Bertozzo Delmanto, bem como da equipe técnica das instituições de acolhimento 'Casa Santa Maria' e 'Casa Clélia Rocha', além de representantes do CRAS, Promoção Social e Conselhos Tutelares dos Municípios de São Manuel e Pratânia, e dos familiares das crianças e adolescentes acolhidos, sendo reavaliados doze processos de acolhimento institucional, alguns envolvendo grupos de até três irmãos, com a obtenção do resultado satisfatóriode cinco desacolhimentos, com o consequente retorno de cinco crianças e/ou adolescentes para suas famílias.

domingo, 24 de maio de 2015

DIA DO ROTARACT CLUB DE SÃO MANUEL

Jovens recebem das mãos do Prefeito cópia da lei

No início da noite de ontem, o de São Manuel Prefeito Marcos Monti entregou aos integrantes do Rotaract Club de São Manuel, uma cópia da lei sancionada por ele, que cria o Dia do Rotaract no município.
Na oportunidade o Prefeito também conversou com os jovens sobre diversos temas.
Destaque para o Novo Distrito Industrial, Infraestrutura do antigo distrito, município de Interesse turístico, agricultura etc.
O Dia do Rotaract é uma lei de autoria do vereador Dr. Omar Mattieli de Carvalho.
Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220 mil jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo. O lema do Rotaract é "Companheirismo através do serviço", que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.


Fonte: Vector News

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA

Até o momento 4,2 mil pessoas foram vacinadas em São Manuel.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de São Manuel informou no final da tarde de ontem, que a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada por mais duas semanas. Até 3 de junho, a Diretoria de Saúde pretende imunizar no mínimo 80% do público alvo. A população pode procurar as Unidades de Saúde para receberem a vacina.
O último balanço aponta 50,86% de adesão do público prioritário da campanha: bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e os profissionais de saúde.
Até o momento em São Manuel, 55,6% de crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade foram vacinadas, o que representa cobertura de 1.230 aplicações.
Entre as gestantes, a cobertura é de 46,37%: 179 grávidas foram imunizadas desde o início da campanha, em 4 de maio.
Os idosos, com 60 anos ou mais, representam o terceiro grupo que mais aderiu à campanha, com 51,2% da meta atingida, ou 2.522 vacinados.
As puérperas foram as que mais aderiram à campanha, com 66,67% do público alvo vacinado.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.
“É imprescindível tomar a vacina o quanto antes, pois somente após 15 dias começa a fazer efeito. Não dá pra esperar o inverno chegar pra se imunizar, principalmente às gestantes, já que uma única dose, protege dois seres: a mãe e seu bebê, que só vai precisar ser imunizado novamente, depois dos seis meses”, alerta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

A Campanha Contra a Gripe até o momento imunizou em São Manuel 4,2 mil pessoas dos grupos prioritários, que envolvem crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos.

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...