quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

FUTEBOL DE GENTE GRANDE

Partida amistosa reúne grandes craques do passado

No próximo domingo (7), às 10h, craques que marcaram a história do futebol paulista disputarão uma partida solidária no memorável Estádio da Rua XV. O jogo amistoso coloca frente a frente à Seleção Paulista Máster e a Seleção de São Manuel Máster.
O evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Esportes e Turismo, e a Sabesp, acontece no Estádio Municipal “Dr. Adhemar Pereira de Barros”. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
Jogadores como; Zenon (Corinthians); Betinho, Sérgio, Flávio Conceição (Palmeiras), Biro e Claudecir (São Caetano), Vitor, Pavão e Pita (São Paulo), que também defendeu o Santos ao lado de Alberto, Índio e Kobaiache, defenderão a Seleção Paulista.
Do outro lado, a seleção são-manuelense ganhará o reforço de um dos maiores craques da história do Corinthians, Tales. O camisa 10, nascido e criado em São Manuel, chegou a jogar também no Flamengo e Seleção Brasileira, sendo reserva de nada mais nada menos que Pelé.
“Teremos a presença de muitos craques do futebol paulista”, comenta Zigomar Augusto, diretor de Esportes e Turismo. “A população terá a chance de ver nomes que defenderam grandes equipes, disputando com atletas de nossa cidade, claro que todos aposentados como eu”, finaliza
Além de caráter solidário esse grande encontro irá homenagear jogadores que defenderam a camisa rubro-negro da Associação Athletica Sãomanuelense (AAS).
Para o Prefeito Marcos Monti, o jogo beneficente tem dois pontos principais, o reconhecimento e a solidariedade. “Vamos prestar uma homenagem aos são-manuelenses que defenderam a AAS numa época de ouro do futebol da nossa cidade. Além disso, esse será um jogo solidário e toda a população está convidada para participar.”

AAS - Associação Athletica Sãomanuelense
Fundada em 21 de junho de 1919, a Associação Athletica Sãomanuelense foi um dos primeiros clubes do estado, e um dos mais tradicionais e queridos da região centro-oeste paulista.
Com seu uniforme nas cores vermelha e preta, teve 12 participações no Campeonato Paulista de Futebol. Em 1948 esteve na Segunda Divisão (atual A2), na Terceira Divisão (atual A3) foram nove campeonatos nos anos de 1954, 1969, 1980, 1981, 1982, 1984, 1987, 1988 e 1990. Na Quarta Divisão (atual Série B) a AAS esteve presente nos anos de 1967 e 1968, ano em que consagrou-se campeã.
A casa da equipe rubro negra sempre foi o Estádio Municipal “Dr. Adhemar Pereira de Barros”, o “Adhemarzão” ou Estádio da Rua XV, como era conhecido o campo que também abrigava a TUSMA – Torcida Uniformizada da Sãomanuelense, que quando não estava lá, torcendo freneticamente pela equipe, se encontravam no antigo Bar do Caculé, na Vila Ipiranga.
Seus principais rivais eram as equipes da Associação Atlética Botucatuense e Associação Atlética Ferroviária, ambas de Botucatu.
Uma curiosidade sobre o nome da equipe de São Manuel é que se fossemos levar em consideração a nova ortografia, ele deixa de ter um “h” e ganha acento agudo e um hífen, nesse caso teríamos Associação Atlética São-manuelense. Fato que confunde muitas pessoas sobre a denominação de naturais de nossa cidade.

TALES:
No Corinthians, Tales jogou de 1966 a 70, fez 178 jogos (99 vitórias, 45 empates e 34 derrotas) e marcou 71 gols. Não ganhou nenhum título com a camisa do alvinegro.
No Flamengo, em 1971, viu nascer ao seu lado um menininho loirinho chamado Zico.

Serviço
Amistoso Solidário
Horário 10h

Local Estádio “Dr. Adhemar Pereira de Barros”, São Manuel, SP



APAE DE SÃO MANUEL É DESTAQUE NO I PRÊMIO DE INOVAÇÃO SOCIAL

Entidade é a segunda colocada na categoria Proteção especial de média complexidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Manuel se destacou na 1ª edição do Prêmio de Inovação Social, que é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Concorrendo com diferentes entidades das regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba e Botucatu, os são-manuelenses ficaram com a segunda classificação na categoria “Proteção especial de média complexidade”.
A referida categoria avalia o atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação dos direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora do núcleo familiar.
O evento de premiação ocorreu na última sexta-feira (28), na ocasião, a Diretora da Promoção Social, Márcia Biandan, representou a APAE de São Manuel e recebeu a prêmio em nome da entidade.
O PRÊMIO
A secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo lançou em 2013 a Frente de Inovação Social Paulista como primeira iniciativa para criação do Prêmio de Inovação Social.
O I Prêmio de Inovação Social consiste no reconhecimento público, promoção e difusão de práticas bem sucedidas, implementadas pelas organizações da sociedade civil atuantes mediante repasses, diretos e indiretos, da Secretaria de Desenvolvimento Social voltadas à inovação social com atuação no Estado de São Paulo.

Considera-se “Inovação Social” a implementação de novos métodos, modelos, processos, tecnologias, produtos e serviços ou que, mesmo antigos, tenham sido implementados de forma inovadora, contribuindo para o desenvolvimento social do Estado.

SALA DE VISITA AO PÉ DO CORETO

Apresentação especial de Natal ocorre no dia 19 de Dezembro

No dia 19 de dezembro, a BVL - Banda de Véios Loucos apresenta uma edição especial do “Sala de Visita ao Pé do Coreto” dentro do projeto de Natal realizado pela Prefeitura Municipal de São Manuel, através da Diretoria de Cultura.
O projeto “Sala de Visita” que completa 4 anos em fevereiro, tornou-se motivo de reunião, divertimento, aplauso, encontros e reencontros de amigos e artistas, ao redor no Coreto Municipal, sempre na ultima sexta-feira de cada mês com apoio da Prefeitura de São Manuel e Governo do Estado através do Proac.
Nesta edição de Natal, excepcionalmente apresentado dia 19 às 20hs, terá um palco especial montado em frente ao Coreto e apresentará a maioria dos artistas amadores e profissionais da cidade e região,que já se apresentaram junto à BVL.
A Banda de Véios Loucos, é formada por Arnaldo Catalan (sax), Célio Catalan (trombone), Humberto “Bilico” (teclados), João da Banda (trompetes), Geraldo Blanco (bateria), Padua (percussão), Gil Menghini (guitarra e violão), Mazza (contrabaixo) e Betão Alves (vóz e violão).

Espera-se um grande público de admiradores, participantes e pessoas que estarão fazendo suas compras de natal nas proximidades do Coreto Municipal.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PALESTRAS DE CAPACITAÇÃO

A Prefeitura de São Manuel está oferecendo palestras de capacitação para todos os seus funcionários, que foram divididos em três turmas. Ontem, segunda-feira (1), aconteceu o primeiro encontro. Os próximos estão agendados para os dias 8 e 9 de dezembro. As palestras são ministradas por Mauro dias, que utiliza truques de mágica e muito humor para cativar as pessoas.


SÃO MANUEL RECEBE NOVAS PLACAS DE ORIENTAÇÃO

Objetivo é facilitar o trânsito e direcionar os veículos a pontos importantes do município

A prefeitura de São Manuel realizou na manhã de ontem, segunda-feira (1), a instalação de 13 novas placas de orientação de trânsito. Todas estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
O objetivo é proporcionar aos são-manuelenses, visitantes e turistas mais facilidade para chegar aos principais pontos da cidade. A ação também deve facilitar as condições de circulação dos veículos nas ruas e avenidas do Município.
Dra. Michela Ragazzi, Diretora Municipal de Segurança e Trânsito, comenta que a decisão veio após um estudo em conjunto com o Prefeito Marcos Monti, que determinou a medida para que os principais pontos de referência da cidade fossem indicados com maior clareza. “Essa medida vem de encontro à determinação do Prefeito, para que a regulamentação e orientação de trânsito seja aprimorada dia-a-dia em nossa cidade”, afirma Michela.
Durante muito tempo São Manuel ficou abandonada, sem esse tipo de sinalização, o que dificultava muito a locomoção de turistas e visitantes pela cidade. “Temos atrações e tradições turísticas em nosso Município, como o Corpus Christi e se queremos crescer nesse seguimento, temos que começar fazendo a lição de casa”, comenta o Prefeito Marcos Monti.
O pensamento do Prefeito vem de encontro a uma das maiores reivindicações dos turistas, viajantes e empresários que visitam a cidade, a dificuldade que tinham em encontrar pontos turísticos e históricos, hospital, delegacias e prédios públicos de São Manuel, além de rodovias.
As placas foram instaladas nas Avenidas José Horácio Mellão, Irmão Aldo Marini, Severino S. Tonon e Ruas Gomes de Faria, Batista Martins, Irmãs Campos Silveira, Irmãs Cintra, Júlio de Faria, Andradas, Coronel Rodrigues Simões e Vicinal Nilo Lisboa Chavasco.  Abaixo fotos de algumas delas.









segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO; A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SÃO MANUEL


CIDADE MEMÓRIA
Três eixos se sobrepõem e balizam a Revisão do Plano Diretor Participativo de São Manuel: Cidade Memória, Cidade Acessível e Cidade Sustentável. Para cada um, a equipe responsável por sua elaboração, junto com as diretorias municipais e conselhos locais, estruturou as formas de participações e de diálogos com o objetivo de delinear o quadro complexo das diretrizes que irão dar suporte para a construção de uma “Nova São Manuel”.
No projeto Cidade Memória, especificamente, participam de sua organização: o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, as Diretorias de Educação e Cultura, uma equipe da Unesp de Bauru e o Mobiliza São Manuel.
Cidade Memória são dois termos que, particularmente na cidade de São Manuel, se interceptam reciprocamente e são capazes de narrar sua importância histórica, tanto no cenário regional quanto no nacional. Como recordou o advogado Dr. Dion Castaldi através da série de entrevistas concedidas à rádio local: “para entender a história de São Manuel é preciso remontar a história do Brasil, pois de São Manuel saíram grandes nomes da política nacional”.
O projeto Cidade Memória objetiva, em um primeiro momento, saber quais os edifícios e espaços públicos significativos do município capazes de narrar sua história. Especificamente, pretende-se colher a partir de uma consulta à população,fragmentos de suas memórias, testemunhos históricos muitas vezes esquecidos e negligenciados,retalhos de suas próprias vidas, os quais podem fazer emergir uma cidade “invisível", que fora percorrida por vozes, esperanças e muito trabalho.Ao invés de partirmos de imediato para uma leitura técnica objetivando elaborar um elenco de bens passíveis de tombamento por sua importância individualizada, preferimos também, discutir o valor histórico de cada um desses edifícios e espaços,estabelecendo um diálogo direto com os próprios atores envolvidos.

Por outro lado, no que tange ao projeto da cidade, o mosaico formado por essas reminiscências farão com que São Manuel, como nas cidades de Italo Calvino, discuta o patrimônio cultural atual e o seu futuro, consolidando o que seria essa cidade da memória formada de retículas invisíveis, relações e acontecimentos que transformaram o espaço físico da cidade, suas construções, suas praças, suas ruas, procurando vê-la a partir das experiências de sociabilidade, através do olhar de seus habitantes. Só assim, as pedras, as ruas, jardins, praças, edifícios e casas, inertes pela ação do tempo poderão a partir da criação desse mosaico de recordações, compor uma grande sinfonia que balizará o projeto da nova cidade.

domingo, 30 de novembro de 2014

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADA EM SÃO MANUEL

Show, apresentações, palestras e atividades culturais marcaram as comemorações

A Prefeitura de São Manuel realizou na última semana uma série de atividades para celebrar a Semana da Consciência Negra. Apresentações de capoeira na Vila São Geraldo e Distrito de Aparecida, danças, atividades culturais, palestras com o Padre James e um show de pagode no encerramento foram algumas das atrações.
No início da quinta-feira, 20, o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - da Vila São Geraldo, realizou, junto ao Projeto Luz, a Diretoria da Promoção Social e o Vereador Buca, um ato em comemoração ao dia da consciência negra. O evento foi um sucesso e contou com a participação da população
No mesmo dia, o Pe. James conversou com os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Dr. Augusto Reis. Durante o bate papo ele contou para a criançada como são os hábitos e costumes do povo africano, destaque para o Quênia, seu pais de origem. A conversa foi realizada nos dois períodos, manhã e tarde.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra à escravidão.

As comemorações da Semana da Consciência Negra foram criadas em São Manuel pela Lei Municipal 1103 de agosto de 2013 de autoria do vereador Laércio Ap. Tavares (Buca).

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...