sexta-feira, 17 de outubro de 2014

INICIADA OBRA PARA CONCLUSÃO DA CRECHE DO CDHU 1

Prefeitura retoma construção com transparência e respeito com o dinheiro público


A Prefeitura de São Manuel retomou na sexta-feira (10), as obras para conclusão da Creche do CDHU I.
Ainda em 2012, o Ministério Público Estadual solicitou ao poder público o envio de documentos relativos à contratação de várias empresas, dentre elas a Siqueira & Santos Construtora LTDA ME, contratada no dia 17 de Abril de 2012, pelo ex-prefeito Virsão para realizar a construção da creche. A solicitação do MP tinha um objetivo; averiguar a legitimidade dos contratos, já que existiam suspeitas de irregularidades. Infelizmente na época as investigações foram paralisadas, já que a municipalidade se omitiu ao invés de auxiliar a apuração dos fatos.
Em 2013, assim que assumiu a Prefeitura, o Prefeito Marcos Monti determinou ao departamento Jurídico que realizasse um pente fino em documentos públicos, contratos, processos licitatórios e, que se alguma irregularidade fosse encontrada, esta deveria ser entregue imediatamente ao Ministério Público.
Seguindo as recomendações do Prefeito, o Diretor Jurídico da Prefeitura, Dr. Lourival Júnior, encaminhou ao MP dezenas de documentos e apontamentos, inclusive os que indicavam ilegalidades no contrato firmado em 2012, entre a Prefeitura de São Manuel e a Construtora Siqueira & Santos LTDA ME.
“Desde o primeiro dia de trabalho buscamos a legalidade, foi dessa forma que analisamos os documentos e mantivemos o Ministério Público informado de tudo o que acontecia aqui dentro. Se estivesse tudo em ordem, não haveria motivos para se preocupar. Mas, infelizmente, não foi isso o que aconteceu” afirma Dr. Júnior.
Além de não respeitar o prazo para o término da construção da creche, a empresa Siqueira & Santos por pouco não comprometeu a conclusão da obra. “Se não realizássemos a quebra do contrato e a abertura de nova licitação, a Prefeitura de São Manuel teria que devolver para o Governo Federal os recursos enviados para a construção da creche e possivelmente seria proibida de receber novos recursos dos Governos Federal e Estadual, o que ocasionaria um verdadeiro caos em São Manuel”, completa o Diretor Jurídico.
Além do Ministério Público Estadual, o FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, órgão responsável pela liberação de recursos e fiscalização das obras na creche, também apontou em auditoria o indício de irregularidades e aprovou o trabalho desenvolvido pela atual administração.
Além dos citados órgãos, o setor jurídico da Prefeitura solicitou três representações no Ministério Público Federal para apuração das irregularidades envolvendo a creche propriamente dita.

“Prezo pela transparência e pelo respeito à população de São Manuel. Desde o primeiro dia de trabalho me dedico para reerguer nossa cidade. Tenho a certeza de que vamos conseguir, e o mais importante, da forma correta. A creche do CDHU 1 é um exemplo do que falo, sei da importância que ela tem para centenas de famílias e fico feliz em informar que essa é mais uma obra que será finalizada e entregue com responsabilidade”, relata o Prefeito Marcos Monti, que ainda completa. “Nosso trabalho tem um objetivo, moralizar a política em nossa cidade.”

PREFEITURA REALIZA MELHORIAS NO CEMITÉRIO DE SÃO MANUEL

Serviços envolvem abertura de ruas, construção de novos jazigos e pavimentação


A Prefeitura de São Manuel realiza melhorias contínuas no Cemitério Municipal. Os trabalhos desenvolvidos incluem a pintura de guias, limpeza de vias e sepulturas, pavimentação, abertura de ruas e construção de novos jazigos.
“O Cemitério ficou abandonado nos últimos 12 anos, até sepultamentos no sistema de arruamento eram realizados por eles, prática essa não adotada pela atual administração, que conseguiu através de um trabalho sério e dinâmico mudar a aparência do local.”, afirma Ademir Ayres, Diretor de Gestão e Serviços.
Em 2013, outras obras de destaque foram realizadas, como a reforma do portal de entrada, a restauração das imagens sacras e a adequação de acessibilidade na Capela, que no dia da missa de finados recebe centenas de fiéis.
Para o Prefeito Marcos Monti, a manutenção diária facilitou os trabalhos no decorrer da semana. “O nosso cemitério está bem conservado, isso se deve as tarefas realizadas continuamente, gostaria de parabenizar os funcionários pela dedicação.”

O vice-prefeito Pedro Biandan, que hoje exerce a função de responsável técnico do cemitério, afirma que o local está em boas condições, “Hoje, o Cemitério de São Manuel é bem administrado. Temos que respeitar o espaço, afinal este é um lugar sagrado para milhares de são manuelenses. Infelizmente as administrações anteriores o abandonaram, coube a nós reestruturá-lo”, finaliza Pedro. 



terça-feira, 14 de outubro de 2014

A HORA DAS SAPATILHAS

Larissa Guerra e o sonho de uma bailarina
 
Hoje, aos 16 anos, a bailarina são-manuelense Larissa Guerra está prestes a realizar um sonho. Meiga, sorridente e simpática, a jovem recebeu a proposta de passar uma temporada no Canadá para aprimorar o seu talento. O convite veio após a conquista de um segundo lugar no Festival Dançar a Vida, realizado no mês de julho na cidade de Santos.
“Participar deste festival pode ter sido um divisor de águas em minha vida, disputei com bailarinas de diversas regiões do Brasil, um dos jurados gostou muito da minha apresentação e me ofereceu uma bolsa de 75% em sua escola de ballet, a Pacific Dance Arts, do Canadá”, conta Larissa, mostrando muita felicidade.
A história da garota se confunde a milhares de meninas brasileiras, que iniciam no ballet impulsionadas pelo desejo e insistência das mães.
“Minha irmã mais velha fez ballet desde os três anos de idade, e eu apenas ia acompanhá-la. Minha mãe sempre insistia para eu começar, mas como toda menina teimosa não ia só para contrariar. Finalmente, quando ela parou de insistir, eu decidi ceder, e desde minha primeira aula, aos nove anos, começou a nascer uma paixão que continua viva até os dias de hoje”, diz ela.
A jovem, que segundo a sua mãe Célia “respira ballet”, iniciou sua trajetória na Escola de Dança Oficina da Arte, sua segunda casa.
No ano de 2009 a academia de São Manuel fez uma parceria com a Cia. Promodança, que durante o mês de Janeiro oferece um curso de férias na cidade de São Paulo.
“Essa mesma companhia organizava vários festivais durante o ano, começamos a participar com frequência. Em 2009 e 2010 recebi o titulo de Demi Solista Júnior Regional, que envolve a região ao redor de Barra Bonita, em 2011 de Solista Júnior Regional e nos anos de 2012 e 2013 conquistei o titulo de Primeira Bailarina Junior Regional, e também de Segunda Solista Júnior Estadual de 2013, na cidade de São Paulo”, conta a bailarina.
Com essas conquistas em seu currículo, a cia. paulistana começou a cobrar com mais veemência a presença de Larissa na capital paulista. O objetivo era promovê-la em outros concursos em nível estadual. Atendendo ao pedido, a bailarina se mudou para São Paulo e foi em busca de seu sonho. Chegando lá, ela contou com o apoio da Professora Paula Firetti, a qual já conhecia dos cursos de férias.
Ironia do destino, Larissa sempre se inspirou na barra bonitense Ana Paula Oioli, que hoje é a primeira bailarina da canadense Pacific Dance Arts, a mesma cia. que convidou a jovem-são-manuelense para aprimorar os seus conhecimentos.
Larissa se diz muito feliz, mas está ciente dos desafios. Um deles será o financeiro. Além da estadia e das passagens aéreas, a jovem terá que pagar 25% do curso para a Academia de Dança que a selecionou.
“Tenho a chance de conquistar um grande sonho, mas para que isso aconteça precisarei do auxílio da iniciativa privada através de patrocínios. O poder público, por lei, não pode financiar esse tipo de investimento, por isso recorro a empresários, amigos e pessoas que acreditam na arte. Percebi que é impossível fugir dos sonhos e peço a Deus que interceda por mim”, finaliza Larissa Guerra.


PARA GARANTIR SEGURANÇA DE USUÁRIOS PONTO DE ÔNIBUS MUDA DE LOCAL

Assim que finalizada a construção da UPA um novo ponto será construído


Na ultima segunda-feira, 13, a Prefeitura de São Manuel informou através de sua pagina na internet que em função das obras de construção da UPA 24 horas, o ponto de ônibus localizado em frente à Unidade teve que ser relocado momentaneamente para a frente da Borracharia do Berto. A mudança foi necessária para garantir a segurança dos usuários, já que com a continuidade dos trabalhos na UPA, eles ficariam expostos a máquinas, barulhos e poeira.
“Como serão utilizadas máquinas pesadas na construção da UPA, entendemos que seria perigoso manter o ponto no local”, comenta Dra. Michela Aparecida da Silva Ragazzi, Diretora de Segurança e Trânsito, que complementa. “Escolhemos o ponto em frente à borracharia por se tratar de um local de fácil acesso para a população e pelo fato de ter em sua volta árvores que garantem umas sombrinhas nesses dias de sol”.

Assim que finalizadas as obras de construção da UPA, um novo ponto de ônibus será construído nas proximidades da unidade, garantindo assim o bem-estar e a segurança dos usuários.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA ILUMINA CRISTO NA AVENIDA

A iluminação especial promove campanha mundial contra o câncer de mama

Aderindo ao Movimento Mundial Outubro Rosa, a Prefeitura de São Manuel pela primeira vez em sua história instalou iluminação especial na imagem do Cristo, localizada na rotatória da Avenida José Horácio Mellão. O gesto foi visto com bons olhos pela população e pelos padres da cidade, que viram no ato uma oportunidade de conscientizar as pessoas e ajudar a salvar vidas, já que o principal objetivo da ação é chamar atenção sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento “Outubro Rosa” surgiu no Estado da Califórnia – EUA, em 1997, com a iluminação cor de rosa em monumentos históricos. No Brasil, durante o mês de outubro, além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros espaços públicos e edifícios privados também foram iluminados de rosa.
A Diretora de Saúde, Sirley Justo, informa que além da campanha de conscientização, durante o mês de outubro os exames de Papanicolau e Mamografia serão intensificados em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As mulheres que não se encaixam nessa faixa etária, em caso de anormalidades devem procurar um médico para que sejam solicitados exames mais detalhados.
Ainda fazendo parte do Movimento Outubro Rosa, a Prefeitura divulgará no início da próxima semana um calendário de mutirões de exames que serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Este ano, um dos incentivadores do Movimento em São Manuel é o Prefeito Marcos Monti.“Essa é uma Campanha de proporção mundial que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos exames de prevenção contra o câncer de mama, por isso nada melhor do que escolher um símbolo da nossa cidade para fazer parte deste mês especial”, afirma o Prefeito.

domingo, 12 de outubro de 2014

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO PREFEITURA DE SÃO MANUEL OFERECE AULAS DE DANÇA PARA POPULAÇÃO

Programa Dança nos Bairros promove harmonização e benefícios à saúde

A partir do próximo dia 14 de outubro, terça-feira, a Prefeitura de São Manuel, através do Fundo Social de Solidariedade e Diretoria da Promoção Social, realiza pelo segundo ano consecutivo o programa Dança nos Bairros. Poderão participar mulheres com idade entre 17 e 50 anos. As aulas acontecem no Centro de Convivência da Melhor Idade e nas escolas Zigomar Augusto, Geraldo Pascon e Hélio da Silva.
O Programa “Dança nos Bairros” atenderá 240 pessoas nas escolas, quarenta por turma e mais os alunos da melhor idade, as aulas ficam por conta dos professores Jorge, Lindomar, Sarah e Jack. Os integrantes do projeto destacam que a dança é um esporte que promove a saúde e o vínculo afetivo com outros indivíduos e o meio, através da harmonização e integração entre o sentir, o pensar e o agir. O projeto também colabora com a auto-estima, a socialização, o pensamento, a percepção, o raciocínio, o processamento de informações, na tomada de decisões e na disciplina.
Em 2013 quando a primeira edição foi realizada, o que pode se perceber foi uma mudança de comportamento nas pessoas que frequentaram as aulas, principalmente na socialização e na melhora da auto-estima.
“É uma satisfação realizar pelo segundo ano consecutivo este programa que transforma a vida das pessoas. O exercício físico aumenta a liberação de endorfina que diminui o índice de estresse, ansiedade, dores musculares e a incidência de depressão”, afirma a Dra. Andrea Monti.
As aulas são gratuitas e as inscrições podem sem feitas na Diretoria da Promoção Social, localizada na Rua sete de Setembro, 252, no centro de São Manuel, na unidade do CRAS (Centro de referência da Assistência Social) de Aparecida, localizado na subprefeitura do Distrito e no Centro de Convivência da Melhor Idade. As inscrições são gratuitas e os interessados devem levar apenas o CIC, RG e comprovante de residência. O horário é das 8h às 11h e das 13h às 16h.
“Nosso objetivo no futuro é aumentar o número de locais onde as aulas acontecem, para que uma parcela maior da população possa ter acesso a este programa. Neste ano temos a chance de atender mais de 320 pessoas, o número é superior ao ano de 2013, quando o programa foi lançado”, comenta Márcia Biandan, Diretora da Promoção Social.
Acompanhe abaixo o dia, local e horário das aulas.
TERCA FEIRA: CENTRO DE CONVIVENCIA DA MELHOR IDADE:
Aulas das 14h às 15h, ensaios com alunas do Jory.
Aulas das 15h às 16, dança de salão
Início 14/10 – Professores Jorge e Lindomar
QUINTA FEIRA  ESCOLA GERALDO PASCON COHAB 3
Aulas das 14h às 15h
Aulas das 15h às 16,
Início 16/10 – Professores Jorge e Lindomar
SEXTA FEIRA      ESCOLA ZIGOMAR AUGUSTO    COHAB 2
Aulas das 15h às 16h
Aulas das 16h às 17
Início: 17/10 – Professora Sara
SÁBADO ESCOLA HÉLIO DA SILVA VILA AYRES APARECIDA
Aulas das 15h30 às 16h30,
Aulas das 16h30 às 17h30
Início: 17/10 – Professora Jack

PRAÇA DO SANTUÁRIO RECEBE O NOME DE DOM SERVÍLIO CONTI

Pároco que dedicou grande parte da sua vida a São Manuel será homenageado

No próximo domingo (12), além da celebração da Santa Missa, a Praça XV de Agosto receberá um novo nome. Ela será denominada Praça Dom Servílio Conti. A homenagem só foi possível graças a um projeto de lei de autoria do Prefeito Marcos Monti aprovado pela Câmara dos Vereadores.
Dom Servílio faleceu no dia 14 de Setembro, na cidade de São Paulo. Em toda a sua vida celebrou mais de 30 mil missas, certamente as que mais lhe marcaram foram cãs elebradas em Aparecida de São Manuel, local onde ele desejava ser enterrado, mas por ser Bispo de Roraima, seu corpo foi sepultado em Boa Vista. Essa informação foi divulgada pelo secretário do regional Norte 1 da CNBB, padre Zenildo Lima.
Natural de Bérgamo, Itália, o garoto, filho de operários já pensava em fazer o bem ao próximo desde cedo. Ainda jovem, ouviu na escola histórias que narravam à vida sofrida do povo africano. Esse foi o ponto de partida que consolidou em sua digna trajetória dentro da igreja.
A homenagem a Dom Servilio, com o descerramento da placa que dá o novo nome a Praça, ocorrerá antes da missa das 8h. que será celebrada pelo Padre Rogério Zenatelli, Pároco do Santuário, e contará com a presença do Prefeito Marcos Monti.

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...