sábado, 22 de novembro de 2014

RETOMADA AS OBRAS DA CRECHE DO CDHU 1

Desembargador revê decisão e revoga liminar que determina a paralisação das obras

No final da tarde de terça-feira (18) o desembargador José Luiz Gavião de Almeida, reviu a sua decisão e revogou a liminar que paralisava o término das obras da Creche do CDHU 1. Os trabalhos já recomeçaram e quem ganha com isso é a população.
Após nova tentativa frustrada da Construtora Siqueira & Santos LTDA ME, em paralisar a obra, a justiça entendeu os motivos que fizeram necessária a contratação de uma nova empresa para o término dos trabalhos.
A Prefeitura de São Manuel sabe que a Creche vai beneficiar muitas famílias residentes no CDHU 1 e também da Cohab 3, por isso não mediu esforços para conseguir judicialmente o direito de retomar as obras.
“Assim que soubemos da liminar que determinava a paralisação das obras, agendamos uma reunião com o desembargador para mostra a ele a verdade não apresentada pela Construtora.” Afirma o Diretor de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Dr. Lourival Micheletto Jr.
Na manhã desta quinta-feira, as obras foram retomadas e em breve as crianças poderão desfrutar de um local amplo, confortável e adequado para as atividades escolares.
Desde o início de 2013 o Prefeito Marcos Monti já demonstra seu interesse em terminar a obra. “A vitória não é só nossa, mas também de toda a população. Sabemos da demanda que existe em nossa cidade, e trabalhamos da forma correta, dentro da lei, para concretizar essa obra que será importante para centenas de famílias são-manuelenses.”

ENTENDA O CASO
Ainda em 2012, o Ministério Público Estadual solicitou a Prefeitura o envio de documentos relativos à contratação de várias empresas, dentre elas a Siqueira & Santos Construtora LTDA ME (baixinhos), o objetivo era averiguar a legitimidade dos contratos, já que existiam suspeitas de irregularidades. Na época as investigações foram paralisadas, pois o ex-prefeito, Virsão e sua equipe, se omitiram ao invés de auxiliar a apuração dos fatos.
Em 2013, assim que assumiu a Prefeitura, o Prefeito Marcos Monti determinou ao departamento Jurídico que realizasse um pente fino em documentos públicos, contratos, processos licitatórios e que se alguma irregularidade fosse encontrada, esta deveria ser entregue imediatamente ao Ministério Público.
Seguindo as recomendações do Prefeito, o Diretor Jurídico da Prefeitura, Dr. Lourival Júnior, encaminhou ao MP dezenas de documentos e apontamentos, inclusive os que indicavam ilegalidades no contrato firmado em 2012, entre a Prefeitura de São Manuel e a Construtora Siqueira & Santos LTDA ME.
Além de não respeitar o prazo para o término da construção da creche, a empresa Siqueira & Santos por pouco não comprometeu a conclusão da obra. “Se não realizássemos a quebra do contrato e a abertura de nova licitação, a Prefeitura de São Manuel teria que devolver para o Governo Federal os recursos enviados para a construção da creche e possivelmente seria proibida de receber novos incentivos dos Governos Federal e Estadual, o que ocasionaria um verdadeiro caos em São Manuel”.

Além do Ministério Público Estadual, o FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, órgão responsável pela liberação de recursos e fiscalização das obras na creche, também apontou em auditoria o indício de irregularidades e aprovou o trabalho desenvolvido pela atual administração.

SÃO MANUEL TERÁ NOVAMENTE FEIRA LIVRE

Prefeitura quer incentivar agricultores do Município

Visando resgatar uma tradição e incentivar a agricultura local, a Prefeitura de São Manuel, em parceria com a Associação Comercial e Casa da Agricultura, anunciou no início desta semana o retorno da feira livre são-manuelense.
Ela irá ocorrer aos domingos das 6h às 12h, ao lado do Ginásio Poliesportivo “Prefeito Miltinho Monti”. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a economia local e dar oportunidade para que agricultores do Município possam se regularizar.
Segundo o Diretor de Indústria e Comércio Saulo Brombini, “Os pequenos produtores poderão vender suas mercadorias sem o atravessador, o que garantirá bom preço para o consumidor e retorno financeiro garantido para o comerciante”.
Além dos agricultores, as donas de casa que fabricam pães e compotas de doces caseiros, artesãos e lojistas poderão expor seus produtos, desde que atendam as leis vigentes de cada caso.
“Acreditamos que a abertura desta feira, também será importante para a população rural, pois será mais um canal de escoamento de sua produção de alimentos”, expõe Leme, representante da Casa da Agricultura.
É importante ressaltar a parceria com a Associação Comercial, que se responsabilizará em fornecer informações para os comerciantes sobre o projeto.
Uma das exigências do Prefeito Marcos Monti é que se dê prioridade a produtores e comerciantes de São Manuel. “Esta ação contribuirá diretamente com a diversificação da cadeia produtiva da horticultura em São Manuel, e consequentemente com o desenvolvimento econômico da nossa cidade, beneficiando o trabalhador do campo, dona de casa, comerciantes e gerando empregos diretos e indiretos.”
Para participar da feira livre, os interessados poderão realizar a pré-inscrições na Diretoria de Indústria e Comércio, que fica no prédio da Prefeitura, na Casa da Agricultura, com Leme, ou na Associação Comercial e Empresarial de São Manuel.
PONTOS POSITIVOS
Com a regularização da atividade, espera-se que os produtores rurais são-manuelenses sejam reconhecidos como feirantes e agricultores, e não como vendedores ambulantes. A feira será organizada física e estruturalmente e contribuirá para a diversificação da cadeia produtiva da horticultura em São Manuel, o que representa o desenvolvimento social e econômico de trabalhadores do campo, geração de empregos diretos e indiretos e incentivo a agricultura familiar no Município.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

EMPRESÁRIOS ACREDITAM EM SÃO MANUEL

Em uma semana cidade ganha dois novos empreendimentos e comércio amplia suas instalações


São Manuel viu nos últimos dias uma prova de que seu cenário econômico está se recuperando. Dois novos empreendimentos foram inaugurados na cidade e um terceiro teve suas instalações ampliadas.
Fundada em 1980 a empresa mineira, Chiquinho Sorvetes conta hoje com mais de 150 lojas em todo o Brasil. Há uma semana a franquia são-manuelense foi inaugurada, fato esse que movimenta um dos quarteirões da Rua Joaquim Floriano.
Outro empreendimento recém-inaugurado na cidade é o Bar e Petiscaria Santo Pai, que tem a frente o jovem casal Natália Garcia e Eduardo Suniga. O espaço localizado na Avenida José Horácio Mellão é uma nova opção de lazer para os são-manuelenses. “Encontramos em São Manuel a oportunidade para a realização de um sonho, acreditamos em nosso Município e em seu potencial de crescimento”, afirma Natália.
No comércio um dos segredos do sucesso é a visão de mercado, e a família Campanucci, dos irmãos Fábio e Luiz (Lello), proprietários da Lello Latarias, são especialistas no assunto. Na última segunda-feira, 17, eles inauguraram a nova loja, na Avenida Irmão Aldo Marini, nº 1.111. Com prédio mais amplo, de fácil acesso e com estacionamento próprio o estabelecimento oferece mais conforto aos seus clientes.
A Lello Latarias é especializada em peças automotivas para funilaria e acessórios. A empresa iniciou suas atividades em junho de 2010 num prédio na rua Cel. Emiliano.
Os jovens empresários são filhos da senhora Maria Elisabete Bossoni Campanicci e do senhor Luiz Geraldo Campanucci, que trabalham há muitos anos nesse ramo.

“Fomos muito bem acolhidos pela população de São Manuel. Acreditamos no desenvolvimento da cidade e vimos que nosso espaço estava ficando pequeno. Por isso resolvemos ampliar e construir um prédio maior e totalmente nosso, para atender ainda melhor nossos clientes”, relata Lello


CRIMINALIDADE EM SÃO MANUEL ESTÁ EM QUEDA AFIRMA COMANDANTE DA PM

Relatório foi apresentado esta semana apresenta

Os índices de criminalidade em São Manuel tiveram considerável queda no mês de outubro, segundo os dados divulgados pela Polícia Militar. A análise foi apresentada na última terça-feira (18), pelo Capitão Kléber e 1º Tenente Cunha, ao Prefeito Marcos Monti, que estava acompanhado do Vice Pedro Biandan e do Presidente da Câmada de Vereadores, Dr. Omar Mattielli de Carvalho. O encontro aconteceu no batalhão da 2ª Cia. da PM de São Manuel.
Segundo a PM, os números apresentam uma queda no comparativo entre o mês de outubro de 2013 e 2014. Dentre as estatísticas apresentadas, a queda nos índices de roubos, furtos, roubos e furtos de veículos, chamam a atenção. No caso dos roubos de veículos a queda foi de 100%, seguido pelos roubos com -67%. Isso sem contar os homicídios, latrocínios, roubos de cargas e roubos a bancos, que, assim como no mesmo período do ano passado, não registrou nenhuma ocorrência.
O Capitão Kléber explicou que esse balanço é feito mensalmente e comparado com o mesmo período do ano anterior, já que cada mês tem sua peculiaridade. “A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo realiza o balanço desta forma, pois cada mês tem sua característica. Por exemplo, maio é um período calmo, já dezembro, em função das festas de final de ano, e o recebimento do 13º salário, a população acaba portando mais dinheiro nos bolsos para as compras de presentes e alimentos, além disso, o comércio fica aberto até mais tarde, aumentando o período das rondas intensificadas.”
Esse mérito não é somente da Polícia Militar de São Manuel, o 1º Tenente Cunha diz que é um trabalho em conjunto com a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal. “A PM não trabalha sozinha. É muito importante essa interatividade com a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, que também são responsáveis pela diminuição da criminalidade em São Manuel”, comenta o Cunha.
Ao ver os índices desse balanço, o Prefeito Marcos Monti parabenizou o trabalho das Polícias Militar e Civil e da GCM. “O trabalho realizado pelas Polícias e a GCM é muito importante para a população da nossa cidade, o relatório que nos foi apresentado, mostra num montante durante os anos de 2013 e 2014, que além de diminuir os índices de alguns delitos, as ações dessas forças mantêm outros a zero,” relata. “O que depender do Poder Público, para que esses números continuem diminuindo, podem ter certeza que faremos”, completa o Prefeito.
Nos casos dos furtos, um dos fatores que contribuíram para a diminuição, foi a conscientização da população, já que esse tipo de delito acontecem pelas oportunidades encontradas pelo infrator, mas o Capitão Kléber ainda alerta. “Os casos de furto tiveram uma boa queda, mas ainda pedimos à população que tome os cuidados necessários para evitar esse transtorno. Não estacionem em locais muito isolados, tranque sempre a porta do veículo e nunca deixe a janela aberta, mesmo que por pouco tempo. Quando for viajar, não deixe sinais de que sua residência está vazia. Não dê a oportunidade para te furtarem.”
Tanto o Capitão Kléber, quanto o 1º Tenente Cunha, já fizeram parte do batalhão de Sorocaba e ambos dizem que, em proporção de tamanho e números de habitantes, comparado com aquela cidade, São Manuel é realmente uma cidade que apresenta baixos índices de criminalidade e eles garantem que, tanto a PM, quanto a Polícia Civil e a GCM, irão mantê-la assim.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PREFEITURA CONSTRÓI 1ª ACADEMIA AO AR LIVRE

Ao lado do parquinho do poli, espaço é aberto para toda população


A Prefeitura de São Manuel está construindo a 1ª Academia ao ar livre do Município. Os aparelhos serão instalados ao lado do Parquinho do Conjunto Poliesportivo, o espaço é aberto a toda a população.
O objetivo é estimular a realização de atividades físicas e oferecer uma nova opção de lazer para a população. Academias desse tipo são fortes aliados na luta contra o sedentarismo.
Recentemente a Prefeitura de São Manuel inaugurou uma academia ao ar livre com aparelhos de ginástica adaptados para o uso de portadores de deficiência física, localizada na Praça “Pastor Leivas Macalão”.
As vantagens da academia ao ar livre
O espaço é uma ótima opção para quem pretende começar a realizar atividades físicas, principalmente na terceira idade. Com a vantagem de ter um ambiente agradável, essas academias possuem aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e ativar as articulações.
Os benefícios à saúde são inúmeros, além do combate ao sedentarismo os exercícios são muito indicados para quem sofre de bursite ou tendinite, o uso dos aparelhos podem ser uma forma de tratar e evitar a inflamação, exceto nos momentos de crise.

Os equipamentos são práticos, funcionais e apresentam biomecânica diferenciada, ou seja, não possuem peso. Trata-se de um sistema que se adapta aos usuários, utilizando o peso do próprio corpo para os exercícios de musculação e alongamento.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ESTAÇÃO; UMA RIQUEZA SENDO RESTAURADA

Galpão recebe nova cobertura
            Um imponente complexo de galpões e seu prédio principal do início do século 20, visto de vários pontos da cidade. Edificação que outrora foi à porta de entrada do Município, numa época em que o café regia a economia do país. Essa é a centenária Estação Ferroviária de São Manuel, que passa atualmente por uma importante reforma.
            Hoje os são-manuelenses já podem ver os novos telhados de um dos galpões, onde, além de novas telhas, também foi instalada manta térmica em toda a cobertura.
            O pontapé inicial para a revitalização foi dado em março de 2013, quando o Prefeito Marcos Monti esteve presente na Superintendência do Patrimônio da União, em São Paulo, onde assinou o termo de cessão provisória gratuita dos prédios da Estação Ferroviária de São Manuel.
            Esse termo transferiu ao Município os direitos de utilização e o exercício de atividades do prédio da estação, bem como os armazéns, galpões e terreno localizado no pátio do local.
            Denominado “Estação Cultural”, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura e está sendo patrocinado pela Usina S. Manoel, através de recursos do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. O novo espaço terá auditório, oficinas de arte e vão livre para shows
            “A recuperação da Estação Ferroviária é um presente para toda São Manuel”, exalta o Prefeito Marcos Monti. “O local se tornará um Centro Cultural, difundindo a cultura em nossa cidade. Esse foi um compromisso firmado por nós durante a campanha, e hoje temos a felicidade de ver o andamento de mais essa grande obra”, completa.
            Com valor estimado em R$ 2,8 milhões, a restauração será realizada em fases, conforme acontecerem a liberação dos recursos, o local tende a ser tornar um forte atrativo turístico para a cidade.
            O projeto de 2.168m² prevê auditório para mais de 150 pessoas, salas para atividades artísticas, espaço para exposições e a construção de uma nova cobertura em estrutura metálica que irá unir os dois prédios e poderá ser utilizada para apresentação de eventos artísticos abertos. A nova cobertura, de arquitetura contemporânea, foi projetada de forma a não alterar a aparência original da Estação.
            O desenho é assinado pela arquiteta paulista Nadir Curi Mezerani, que tem no seu currículo o projeto de reformulação urbana da Avenida Paulista e 23 de Maio, ambos em São Paulo.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONQUISTE O SEU CLIENTE; PREFEITURA E SEBRAE OFERECEM PALESTRA PARA COMERCIANTES

Apresentação visa auxiliar e indicar o caminho do sucesso ao empreendedor

A Prefeitura de São Manuel, em parceria com o SEBRAE-SP, oferece no próximo dia 26, a palestra “Conquiste seu cliente”. O objetivo é atrair o maior número de comerciantes do Município, visto que o tema escolhido é apropriado para o dia-a-dia dos negócios.
“Espero que os empresários participem, principalmente em função da proximidade do Natal.”, comenta Vitor dos Santos, consultor e conferencista do SEBRAE-SP
Ministrada pela consultora especialista, Elcineia França, a palestra “Conquiste seu cliente” auxiliará os comerciantes a refletirem sobre o motivo que leva seus clientes a comprarem da empresa, formas de conhecê-lo melhor e como fidelizá-los.
A parceria entre o SEBRAE-SP e a Prefeitura de São Manuel está rendendo bons resultados para o comércio da cidade. Até o momento os empreendedores locais já acompanharam palestras, participaram de cursos, excursões e duas vezes ao mês recebem suporte através da Unidade Móvel.

A palestra “Conquiste seu Cliente”ocorre no dia 26, às 19h, na Câmara Municipal de São Manuel.

CAMPANHA DE SAÚDE PARA A MELHOR IDADE

Prefeitura realizou palestras sobre a prevenção de problemas respiratórios para idosos

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, realizou esta semana, a prevenção de problemas respiratórios na melhor idade.
Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (10), quando foram entregues na Pousada da Colina, recipientes para a coleta de saliva e mucosa dos idosos que residem ali. As amostras foram recolhidas e encaminhadas para exames.
Na terça e quarta-feira, dias 11 e 12, Letícia Alves Toledo, enfermeira responsável pelo Posto de Saúde de Aparecida e vice-presidente do conselho municipal do idoso, juntamente com a agente comunitária de saúde, Katiele Cristina, estiveram no Centro de Lazer da Melhor Idade ministrando uma palestra sobre o tema.
Durante o encontro, foram coletadas amostras de saliva e mucosa dos presentes. Somente no Centro de Lazer, cerca de 70 idosos foram atendidos. 
“No centro de convivência, verificamos também a possível existência de sintomas de outras doenças, como a Tuberculose.” Afirma Letícia.

A ação continua até hoje, sexta-feira (14), em todos os Postos de Saúde de São Manuel, em horário normal de atendimento.


REEMBOLSO DE 100% NO TRANSPORTE ESCOLAR INTERMUNICIPAL GARANTIDO PARA ESTUDANTES


Na manhã de hoje, o Prefeito Marcos Monti se reuniu com os proprietários de Vans, para ser definido um valor justo na cobrança do transporte escolar intermunicipal. Todos saíram satisfeitos com o resultado do encontro e elogiaram a postura e a conduta do Prefeito.
Até 2012, a Prefeitura reembolsava apenas 30% do total gasto com o transporte. A partir de 2013, primeiro ano da nossa administração, os estudantes começaram a ter um reembolso de 100%.

domingo, 16 de novembro de 2014

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM SÃO MANUEL

Apresentações ligadas à cultura afrodescendente marcam as celebrações

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social realiza na próxima semana uma série de atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra. A celebração foi criada no Município pela Lei Municipal 1103 de agosto de 2013 de autoria do vereador Laércio Ap. Tavares (Buca).
No dia 20 de novembro, quinta-feira, apresentações de dança dos beneficiários do Programa Ação Jovem, das crianças do Projeto Luz, Grupo de Dança Pérola Negra (Botucatu) e Roda de Capoeira acontecem a partir das 9h no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila São Geraldo.
Encerrando as comemorações, no sábado (22), haverá um show de pagode no São Manuel Tênis Clube.
História da “Consciência Negra”
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Diversas Prefeituras e entidades organizam palestras e eventos educativos, para evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...