sábado, 11 de abril de 2015

CAPOEIRA CONTRA A DENGUE

Em São Manuel, terceira idade faz caminhada de prevenção e combate a dengue
   
Na tarde deste sábado, 11 de abril, o grupo de capoterapia do Centro de Convivência da Melhor Idade de São Manuel, realizou uma caminhada de prevenção e combate à Dengue.
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura. Aproximadamente 60 pessoas, concentradas na Praça Tonico e Tinoco, participaram da caminhada que terminou na academia ao ar livre no Poliesportivo.

O QUE É A CAPOTERAPIA
É uma terapia utilizando elementos da capoeira adaptada para pessoas da terceira idade, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais da clientela. Ela pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias, mas em função dos benefícios que a atividade oferece, é especialmente indicada para a melhor idade. Além de promover a integração social, a prática auxilia no combate a depressão, estimula a circulação e fortalece os ossos. As atividades em São Manuel ocorrem duas vezes por semana, no Centro de Convivência da Melhor Idade

A DENGUE HOJE
O Estado de São Paulo registrou 258 mil casos de dengue apenas nos três primeiros meses do ano, número sete vezes superior ao mesmo período no ano passado, segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo. A marca deste ano é suficiente para enquadrar o Estado em situação de epidemia.
No último balanço, divulgado no início de março, São Paulo tinha 281 registros a cada 100 mil habitantes, proporção que aumentou para 585 a cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que com mais de 300 casos por 100 mil habitantes a doença já é considerada epidemia.
Além de São Paulo, dados do Ministério da Saúde divulgados pelo jornal apontam que outros três Estados já vivem epidemia de dengue> Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre. Nesses Estados, a epidemia varia em uma taxa de 304 a 882,5 doentes por 100 mil habitantes.




sexta-feira, 10 de abril de 2015

FIM DE SEMANA COM MMA EM SÃO MANUEL

Torneio reunirá maiores competidores da região


Amanhã, sábado, 11 de abril, o Ginásio de Esportes “Prefeito Miltinho Monti”, no Poliesportivo, será mais uma vez palco de um dos esportes que mais cresce na atualidade, o MMA, Mixed Martial Arts. O evento esta marcado para iniciar a partir das 21h30h.
O Costa Combat, um dos maiores eventos de MMA do interior paulista, irá reunir em sua edição número 11, os maiores competidores da região, em nove combates, dois valendo cinturão dos pesos palha e pesados. Atletas de São Manuel também irão subir ao octógono.
Essa é o segundo ano consecutivo que São Manuel recebe este torneio. Após a realização do primeiro, que recebeu cerca de 3 mil espectadores, o número de academias e lutadores cresceu no município.
Segundo os organizadores do evento, a procura dos ingressos foi grande, antes mesmo de se iniciarem suas vendas, mas eles garantem que ainda haverá na portaria.
Hoje, acontece a pesagem oficial dos atletas, a partir das 20h, no Clube Recreativo São Manuel, onde também haverá venda de ingressos.

PREFEITURA OFERECE CAPACITAÇÃO PARA ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE SÃO MANUEL

Em pauta o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei n° 13019/2014

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei nº 13019/2014, foi tema de uma capacitação promovida pela Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social. O encontro aconteceu no dia 17 de março, no auditório da Câmara Municipal, e contou com a participação de integrantes de diversas entidades assistenciais do município.
Os principais pontos de mudanças da Lei chamam atenção para as melhorias no âmbito da segurança jurídica, na transparência da aplicação dos recursos disponibilizados para as organizações conveniadas e maior efetividade nas parcerias. A nova lei visa também aperfeiçoar as parcerias realizadas entre as instituições e o executivo.
A palestra ministrada pela Dra. Carla Regina Baptista Oliveira, palestrante do Instituto Filantropia, teve como principal objetivo compartilhar conhecimentos, apresentar instrumentos, subsidiar e promover reflexões, debates e troca de experiência, capazes de contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias ao bom desempenho de cada profissional, nas atribuições que lhes são incumbidas.
Além das entidades assistenciais do Município de São Manuel, sendo elas da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial (Centro Social de São Manuel, Associação dos Amigos da Pousada da Colina, Grupo de Voluntários de Ajuda aos Portadores de Câncer, Vila Vicentina de São Manuel, Instituição Assistencial Maria de Nazareth, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Manuel – APAE, Lar Anália Franco, Legião Mirim de São Manuel e Casa Santa Maria), também estiveram presentes representantes da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis – ACAPEL; Associação Atlética Banco do Brasil – Projeto Samba Vida; Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo; Sala de Convênios da Prefeitura; Controle Interno da Prefeitura; Órgão Gestor da Assistência Social e convidados do Departamento Jurídico e CRAS do Município de Pratânia.
Para a diretora da Promoção Social, Márcia Biandan a realização do seminário foi positiva, e serviu para esclarecer possíveis dúvidas existentes sobre a lei. “Foi uma capacitação para dirimir dúvidas com relação à Lei 13.019, que entrara em vigor no próximo mês de julho, conhecida como Novo Marco Regulatório da Assistência Social, onde participaram representantes da Assistência Social do Poder Publico e representantes da Sociedade Civil.
A capacitação se deu por a Lei ser muito extensa e muito complexa, mais foi muito importante para que os órgãos envolvidos se adequem.
A LEI
A lei estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferência de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de auxílio e de colaboração com organizações da sociedade civil; institui o termo de colaboração e o termo de fomento; e altera as Leis nºs 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999.

#SÃOMANUELCONTRADENGUE

Prefeitura promove palestra para coordenadores da rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria de Saúde, promoveu na tarde da quinta feira, dia 26, uma palestra de orientação, prevenção e tratamento da dengue para os coordenadores da rede municipal de educação. O evento ocorreu na escola EMEFEI “Dr. Augusto Reis”.
“Muitas pessoas pensam que só nas casas com quintais grandes, com grama e árvores, o mosquito da Dengue pode se instalar, mas muitos focos de Dengue foram encontrados em ralos de banheiro e em piscinas que não estavam devidamente cloradas, sendo estes os locais com mais larvas do mosquito nas visitas feitas no Dia D”, comentou Juliana Santana, agente comunitária de saúde do posto “Dr. Rafael”. Que juntamente com Nadir Alves de Souza, visitadora domiciliar de controle de endemias, Elizângela Campos coordenadora da Fundação UNI e Caren Piovezan, agente da UVA, palestraram para os coordenadores.
Durante a apresentação, os palestrantes fizeram questão de frisar a importância da participação dos munícipes no combate ao mosquito, e como essa ação colabora com a erradicação eficaz do mosquito.
Somente no Estado de São Paulo o número de casos subiu 116% em relação ao primeiro trimestre de 2014. Dados da Secretaria Estadual da Saúde divulgados na última sexta-feira, 27, mostram ainda que mais de 1/4 dos municípios paulistas já vivem epidemia da doença com taxa de incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes.

GRUPO DE CAPOTERAPIA PROMOVE CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO


No próximo sábado, 11 de abril, o grupo de Capoterapia do Centro de Convivência da Melhor Idade, estará realizando uma caminhada para promover a conscientização da população no combate à Dengue.
O evento ocorre em parceria com a Prefeitura de São Manuel. A previsão é reunir mais de 50 pessoas nas proximidades do Jardim Central “Dr. Pereira de Rezende”, às 16h.

Outros projetos desenvolvidos pelo grupo de Capoterapia
Em parceria com a Prefeitura de São Manuel, o grupo recentemente realizou atividades na Pousada da Colina, na ocasião, os idosos tiveram uma experiência ímpar e puderam sentir os benefícios da atividade. A ação reuniu 35 pessoas, o objetivo foi levar diversão, alegria e mais qualidade de vida aos atendidos. O grupo também já esteve na Academia ao Ar Livre, realizando as atividades em um espaço aberto.
A Capoterapia pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias, mas em função dos benefícios que a atividade oferece, é especialmente indicada para a melhor idade. Além de promover a integração social, a prática auxilia no combate a depressão, estimula a circulação e fortalece os ossos. As atividades em São Manuel ocorrem duas vezes por semana, no Centro de Convivência da Melhor Idade

Serviços
Caminhada contra a Dengue
Data: 10 de abril
Horário de início: 16h

Local: Jardim Central “Dr. Pereira de Rezende”

quarta-feira, 8 de abril de 2015

CONCURSO PÚBLICO: NOTA OFICIAL À POPULAÇÃO DE SÃO MANUEL


Esta nota é encaminhada a todos aqueles que estudaram, se dedicaram e com muita força de vontade fizeram as provas do concurso público realizado pela Prefeitura de São Manuel nos anos de 2013 e 2015.

A solicitação feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo à Prefeitura de São Manuel diz respeito ao concurso público realizado no ano de 2012, conforme imagem abaixo. O que descaracteriza qualquer vínculo com a administração atual, que realizou os dois últimos concursos de forma séria, ética e transparente, respeitando assim os anseios da nossa população.


terça-feira, 7 de abril de 2015

EMPREGOS: PAT DE SÃO MANUEL TEM 10 VAGAS DISPONÍVEIS

Oportunidades são para homens e mulheres

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Manuel divulgou nesta manhã, as vagas de empregos oferecidas por empresas que atuam na cidade. São 6 áreas de atuação, tanto para homens quanto para mulheres nas funções de técnico em enfermagem, balconista de perfumaria, médico veterinário, entre outros. O atendimento no PAT é realizado de segunda á sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os interessados devem apresentar a cédula de identidade, CPF, currículo e comprovante de residência.
É com grande satisfação que informamos que todas as vagas divulgadas anteriormente já foram preenchidas.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica na Rua Epitácio Pessoa, 689, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3841-7269.
Abaixo lista com as vagas disponíveis:
5 – Trabalho da Avicultura de Postura
1 – Técnico em Enfermagem
1 – Balconista de Perfumaria
1 – Bilheteiro
1 – Contínuo
1 – Médico Veterinário

POUPATEMPO RURAL ESTARÁ EM SÃO MANUEL

Unidade atende produtores rurais do município e região


São Manuel recebe entre os dias 13 e 17 de abril a unidade móvel do Projeto Estadual Poupatempo do Produtor Rural, que tem como principal objetivo prestar atendimento gratuito aos produtores rurais do município e da região.
Entre os serviços oferecidos, destaque para o cadastramento do SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente.
A unidade oferece também linhas de crédito, seguro rural, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), controle financeiro de produção, Guia de Trânsito Animal (GTA), e informações sobre a identificação de plantas forrageiras, encaminhamentos de análise de solo e água, além de inúmeras sugestões de capacitações para qualificar a produção e aumentar a renda dos agricultores.
Para o Prefeito Marcos Monti, a vinda da unidade móvel além de ser um atrativo para os produtores rurais de São Manuel, é também uma oportunidade para impulsionar os negócios. “O Poupatempo do Produtor Rural é a resposta em tempo real para todas as demandas do empresário do campo, sem contar que muitas dúvidas e sugestões podem ser tiradas na hora, minimizando a burocracia e auxiliando a produção”.
A estrutura será instalada em frente ao PAT da Educação (Banco do Povo), localizado na Rua Epitácio Pessoa, 689, região central. O atendimento ocorre das 10 às 16 horas.
Os serviços oferecidos pelo Poupa Tempo do Produtor Rural são: Análises de água, solo, plantas, sementes; como retirar e enviar sua análise de solo; créditos rurais diversos; cursos e palestras na área de alimentação e geração de renda; curso de produção para pequenos agricultores; encaminhamento para emissão da DAP; Guia de Trânsito Animal – GTA; orientação e encaminhamento para o Programa Paulista da Agricultura de interesse social – PPAIS; Permissão de Trânsito Vegetal; Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável; Microbaias II; Programa Pró-Trator/ Pró-Implemento; Agricultura moderna para todos; Projeto Estadual Hortalimento; Requerimento para declaração de conformidade da atividade agropecuária – DCAA.

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...