sábado, 19 de setembro de 2015

SÃO MANUEL RECEBE EVENTO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

Especialistas irão debater sobre a preservação histórica e cultural do município.

Nos dias 25 e 26 de Setembro, especialistas, entre eles integrantes do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico, ligado a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, participam de um evento onde serão debatidos três eixos que marcam a Revisão do Plano Diretor do município: Cidade Memória, Cidade Acessível e Cidade Sustentável. Para a elaboração de cada um deles, Diretores Municipais, conselhos locais e a equipe responsável pelo projeto construíram formas de participações e de diálogos objetivando delinear um quadro complexo das diretrizes que irão dar suporte para a construção de uma “Nova São Manuel”.
Em um sentido mais amplo, o evento faz parte de uma interlocução com profissionais e especialistas ligados ao Condephaat, sustentado por triplo objetivo: 1- pensar estratégias de preservação a partir da valorização da história cultural da cidade em seu território; 2- dar suporte formativo para o quadro de professores e profissionais locais, como apoio para disseminar formas de prezar a história local; 3- contribuir para a discussão da gestão e valorização do patrimônio artístico e ambiental, a partir de soluções inéditas para o desenvolvimento sustentável.
“Ao invés de partirmos para uma leitura somente técnica e linear para elaborar um elenco de bens passíveis de tombamento por sua importância individualizada, preferimos discutir o valor histórico de cada um desses edifícios e espaços na própria cidade, estabelecendo um diálogo direto com os próprios atores envolvidos” comenta o Prof. Doutor Adalberto da Silva Retto Junior.
No que tange ao projeto da cidade, o mosaico formado por essa memória fará com que São Manuel, como nas cidades de Ítalo Calvino, discuta o seu patrimônio cultural e o futuro do mesmo, consolidando o que seria essa cidade da memória, formada de retículas invisíveis de relações e de acontecimentos, que transformaram o espaço físico da cidade, seus edifícios, suas praças, seus jardins, suas ruas, vistas a partir das experiências de sociabilidade. Só assim, as pedras, as ruas, os edifícios, jardins, praças, casas, etc., que estão inertes pela ação do tempo, poderão - pela criação desse mosaico de recordações - compor uma grande sinfonia que balizará o projeto da “nova cidade”.
Para o Prefeito Marcos Monti a parceria com Grupo de pesquisas S.I.T.U. – Sistemas Integrados Territoriais e Urbanos da Unesp de Bauru vem para somar com o trabalho proposto para o desenvolvido de São Manuel a médio e longo prazo, “Esse é um trabalho que envolve toda a nossa cidade, a Administração Pública, os Vereadores, Entidades de Classe, Entidades Assistenciais e o protagonista maior de tudo isso, a População, o Cidadão São-Manuelense”
O evento é aberto ao público, e toda a população está convidada à participar. Acompanhe abaixo a programação completa:

Dia 25/09

14h - Recepção, pelas autoridades e Conselho de Patrimônio, dos palestrantes e convidados no Museu Municipal de São Manuel.

14h30 - Percurso no Centro Histórico de São Manuel.
16h - Abertura do Evento: Prefeito, Presidente da Câmara Municipal e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio de São Manuel.

16h15 - Valeria Rossi Domingos – Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) e Vice-Presidente do Condephaat.
16h30 - “Ferrovias e Cidades: História e Memória da Estrada de Ferro Sorocabana”. Profa. Dra. Ana Luiza Martins – Historiadora FFLCH e Conselheira do Condephaat.

16h45 - “Tombamentos de Conjuntos Urbanos pelo Condephaat: Breve Trajetória e Práticas Atuais”. Arq. José Antônio Zagato – técnico da UPPH do Condephaat.

17h30 - “Patrimônio Rural no Estado de São Paulo e em São Manuel”. MS. Arq. Elizeu Marcos Franco – UPPH do Condephaat.

18h - “A Obra do Engenheiro-arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928) no Contexto da 1ª República”. Prof. Dra. Maria Cristina Wolf de Carvalho – FAAP.

18h30 - “O Arquiteto Paisagista Reynaldo Dierberger e o Processo de Modernização do Interior Paulista”. Prof. Dra. Marta Enokibara – Unesp Bauru.
19:00h - Intervalo para o café.
19:30h - “A criação do Conselho de Patrimônio como Estratégia de Preservação da Cidade de São Manuel e seu Território”. Dr. Valmir Ambrozin – Presidente do CPM de São Manuel.

19:45h - “A trama urbana como estratégia narrativa de recuperação da Memória: entre a Cidade Memória e a Cidade Acessível”. Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Jr – Coordenador científico da Revisão do Plano Diretor Participativo de São Manuel – Unesp Bauru e Conselheiro do Condephaat.
20h15 - “Cidade Memória x Cidade Sustentável”. Eng. Agrônomo Dr. José Marcos Leme – Casa da Agricultura CATI e Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Jr - Unesp Bauru.

Dia 26/09
Percurso nas Fazendas Históricas de São Manuel.

PARTICPANTES
Valeria Rossi Domingos. Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) e Vice-Presidente do Condephaat. Arquiteta pela FAU-Mackenzie, com especialização em Gestão Pública pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e Metodologia do Empreendimento pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Conselheira do Condephaat desde 2009. Foi Diretora de Engenharia da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) do Governo do Estado de São Paulo e Diretora do Departamento de Edificações da Cidade de São Paulo. Ana Luiza Martins. Doutora em História Social pela FFLCH-USP. Foi Diretora do Grupo de Estudos de Bens Materiais e Imateriais da UPPH - Condephaat. Atualmente é Conselheira do Condephaat. Autora de “História do Café”. São Paulo: Contexto, 2008; “Revistas em revista”. São Paulo: Edusp, 2001; “Gabinetes de Leitura”. São Paulo: Edusp, 2015, entre outros.

José Antônio Zagato. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (2008). Especialista em Economia Urbana e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Trabalha desde 2009 como arquiteto na Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) do Condephaat, realizando pesquisas para o tombamento de Bens como Patrimônio. Possui experiência na análise de projetos para Bens Imóveis considerados Patrimônio Histórico, com estágios na área, em Berlim (2008) e Croácia (2005).

Elizeu Marcos Franco. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie. Mestre em Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP). Arquiteto da Unidade de Preservação do Patrimônio Cultural (UPPH) do Condephaat. Representante do IAB/SP no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (COMPAC).

Maria Cristina Wolff de Carvalho. Graduada no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (1981). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU/USP (1996), sob a orientação do Prof. Carlos A. C. Lemos, com a tese “A Arquitetura de Ramos de Azevedo”. É Professora Titular da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e sócia da Marcos Carrilho Arquitetos. Além do ensino, dedica-se à área de preservação do patrimônio cultural; à musealização de sítios arqueológicos, edifícios e equipamentos de arqueologia industrial; à projetos de museografia e montagem de exposições; à edição de livros e à pesquisa e escrita de ensaios sobre temas da história da arquitetura, dos processos de urbanização e da formação de paisagens culturais. É autora dos livros “Ramos de Azevedo, editado pela EDU-SP em 2000 e “Paraná de Madeira e Igrejas de Madeira do Paraná”; além dos diversos artigos sobre Arquitetura. No ano acadêmico de 2011 - 2012 desenvolveu com Paul Mellon Senior Fellow do Center for Advanced Studies in the Visual Arts - CASVA, da National Gallery of Arts - Washington, D.C., a pesquisa The Landscape of William John Burchell (1781 - 1863). Mais recentemente coordenou a edição de dois números da coleção Paisagens Culturais Brasileiras: “Rumo a Navegantes e Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos”. Atualmente coordena o projeto de Recuperação do Museu Rodoviário de Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Marta Enokibara. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) na área de Estruturas Ambientais Urbanas. Pós-doutoranda em História das Ciências na Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Atualmente é professora assistente doutor do Curso de Pós-Graduação e Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru. Atua nas áreas de Paisagismo, História do Paisagismo, História da Cidade e do Território e Projeto Urbano.

Valmir Roberto Ambrozin. Advogado, especialista em Direito Previdenciário. Foi Diretor de Cultura do Município de São Manuel (SP), de 1997 a 2000. Membro da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/SP de São Manuel e Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de São Manuel de 2013 até o presente. Membro do coletivo Mobiliza São Manuel, que tem por objetivo o desenvolvimento da arte e cultura local.

José Marcos Leme. Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA/Unesp de Botucatu (1998). Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola, na Área de Tecnologia Pós-Colheita de Produtos Perecíveis pela Faculdade de Engenharia Agrícola/Unicamp (2004 e 2008, respectivamente). Atualmente é Assistente Agropecuário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Chefe da Casa da Agricultura de São Manuel.

Adalberto da Silva Retto Jr. Atua como Professor de Desenho Urbano e História do Urbanismo na Universidade Estadual Paulista Unesp e como Professor Visitante no Master Erasmus Mundus TPTI (Techiniques, Patrimoine, Territoire de l Industrie: Histoire, Valorisation, Didactique) da Universitè Panthéon-Sorbonne Paris I; coordenador do convênio junto à Unesp do Doutorado Interdisciplinar HERITECHS (Heritage, Cultural Economics, Cultural Sustainability and Technology). Possui Pós-doutorado no Doutorado de Excelência do Istituto Universitario di Architettura di Venezia Italia (2007); Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pelo Departamento de História da Arquitetura e Urbanismo do Instituto Universitario di Archititetura di Venezia (2003).
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa / Diretoria de Comunicação Prefeitura de São Manuel



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

NOVO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO: PREFEITO MARCOS MONTI SE REÚNE COM PROFESSORES

Numa conversa franca e aberta, projeto foi apresentado para servidores da Educação

 O auditório da EMEI “Dona Leonor Mendes de Barros” estava lotado 
Na noite de segunda-feira, 14 de setembro, o Prefeito Marcos Monti, acompanhado do Diretor de Educação, Luciano Giacóia, e do representante do Instituto BrasilCidades, Dr. Cleuton, se reuniu com todos os professores da Rede Municipal de Ensino. Numa conversa franca e aberta, ele apresentou o Projeto de Lei que regulamenta a elaboração do novo Estatuto e Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Profissionais do Magistério Público Municipal,desenvolvido por uma comissão formada pelos técnicos contratados e dois professores representando toda a rede. O novo Estatuto trás avanços e conquistas aos professores, que diariamente trabalham e se dedicam na formação do futuro da nossa cidade.
Vale salientar, que em maio de 2014, foi realizado, também no auditório da EMEI “Dona Leonor Mendes de Barros”, um Fórum, onde professores, coordenadores, diretores e demais profissionais da educação puderam se inscrever para participar da discussão e reflexão da primeira versão do documento que estava sendo elaborado.
A elaboração de um novo estatuto e plano de carreira é uma solicitação da Rede Municipal de Educação, uma vez que o documento que rege, atualmente, a vida profissional dos servidores do magistério municipal é do ano de 1997 estando assim, desatualizado.
“Como o Estatuto era muito antigo, necessitamos de alterações, não só para melhorar as condições de trabalho dos professores, mas também para beneficiar os estudantes do nosso município”, comenta o Diretor de Educação, Luciano Giacóia.
Para a elaboração do novo estatuto do magistério, uma equipe composta por representantes das Escolas Municipais, da Diretoria Municipal de Educação e dos técnicos do Instituto BrasilCidades, após diversas reuniões, análise das solicitações apresentadas pelas escolas, fizeram um levantamento das possibilidades de atendimento da demanda apresentada pela Rede Municipal de Ensino, proposta que procurou atualizar e melhorar a carreira do magistério.
De forma transparente e elucidativa o Prefeito Marcos Monti e Dr. Cleuton, expuseram as propostas e deixaram os professores à vontade para que pudessem refletir sobre a aceitação ou não de um novo estatuto.
A resposta foi positiva, inclusive por parte do Conselho Municipal de Educação, que na manhã de terça-feira, 15, após uma reunião, encaminhou ao Prefeito Marcos Monti um ofício onde mostram-se favoráveis à aprovação do Novo Estatuto do Magistério, já que esta era uma das metas do conselho, que é formado por representantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação
 
Prefeito Marcos Monti e Luciano Giacóia, Diretor de Educação, acompanhando a apresentação do novo estatuto

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ITR, PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO TERMINA NO FIM DE SETEMBRO

Pagamento pode ser realizado em até 4 parcelas iguais

A Prefeitura de São Manuel informa que o prazo estabelecido pela Receita Federal do Brasil, para a entrega da Declaração do ITR de 2015 termina no dia 30 de setembro. O pagamento pode ser realizado em até 4 parcelas iguais, mensais e consecutivas, exceto às inferiores à R$ 100,00, que devem ser pagas em parcela única.

O ITR é um imposto em que o contribuinte informa como utiliza sua propriedade através de declaração, sendo ele quem define o valor do local.

Por outro lado, a Receita Federal do Brasil determina que seja observado um valor mínimo de terra nua. No caso de São Manuel, é utilizado como parâmetro o valor da terra nua divulgado pela Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola.

A tabela com os valores pode ser encontrada no site da Prefeitura de São Manuel, www.saomanuel.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Finanças e Comunicação

terça-feira, 15 de setembro de 2015

CRAS OFERECE CURSO DE PROCESSAMENTO ARTESANAL DE LEITE

Alunos participantes aprendem técnicas de pasteurização

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - está promovendo no CRAS da Vila São Geraldo um curso de Processamento Artesanal de Leite.

Durante as aulas os 20 alunos participantes aprendem técnicas de pasteurização do leite e como transformar o produto em alimentos como queijo, ricota, doces, patês, entre outros.

Para que os aprendizes possam absorver todo o conhecimento passado pelo professor, as aulas acontecem em dois períodos, manhã e tarde. O curso termina no dia 11 de setembro.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CÂMARA MUNICIPAL PARABENIZA FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

Reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos em prol da população


A Câmara Municipal de São Manuel aprovou, por unanimidade, um requerimento que parabeniza os trabalhos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de São Manuel, que tem à frente a Primeira Dama do Município, Dra. Andrea Monti, pelos serviços oferecidos à população.

Os cumprimentos citam diversas ações já desenvolvidas pelo Fundo Social, dentre elas os cursos profissionalizantes que são realizados no Pólo Regional da Beleza e as atividades direcionadas aos integrantes da Melhor Idade são-manuelense.

O requerimento é de autoria do Vereador Luiz Cláudio da Silva, o Cláudio Enfermeiro, e foi aprovado por todos os vereadores da nossa cidade.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

RUA CEL. JOAQUIM FLORIANO AGORA É MÃO ÚNICA DE DIREÇÃO

Mudança está em vigor desde o dia 1º de Setembro

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Segurança e Trânsito, informa que desde a terça-feira (1), a Rua Cel. Joaquim Floriano passou a ser mão única de direção no trecho que compreende a Avenida do Café e a Rua Moraes Gordo, na região central da cidade.

A solicitação que levou à mudança foi feita por alguns empresários que irão instalar e construir novos empreendimentos no local, já que com esta alteração, eles acreditam que o fluxo de veículos será beneficiado, oferecendo mais segurança para os consumidores.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

domingo, 13 de setembro de 2015

ATLETA SÃO-MANUELENSE BRILHA EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Adriano Penteado (O MITO) é 4º colocado na Maratona Internacional do Rio de Janeiro

No dia 30 de julho, o atleta são-manuelense Adriano Penteado disputou a XIX Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, cruzando a linha de chegada na quarta colocação.

Em abril deste ano, durante a prova do Gran Prix Mercosul, disputado no Uruguai, Penteado, de 38 anos, trouxe para São Manuel outras quatro medalhas, uma de prata e três de ouro.

No mês de novembro, o atleta são-manuelense estará disputando o Sul Americano de Atletismo, que ocorrerá na cidade de Porto Alegre. “Este torneio é a menina dos meus olhos”, comenta Adriano.

Além das conquistas pessoais, Penteado desenvolve um grande trabalho treinando atletas que compõe a equipe da Prefeitura de São Manuel. “É gratificante acompanhar o crescimento de todos”, diz ele. Os são-manuelenses, seguindo os passos do treinador, vêem sendo destaque em competições regionais, estaduais e até em âmbito nacional.

Sua trajetória

Único campeão são-manuelense dos jogos abertos, Adriano conquistou sua primeira vitória numa prova disputada na cidade de Americana. Aos 15 anos o jovem iniciava uma carreira promissora cercada de títulos e conquistas não só no Brasil, mas também em outros países.

Em sua trajetória, o atleta coleciona outros feitos, Penteado é recordista de medalhas em Jogos Regionais, com 41 conquistadas, medalha de bronze no Troféu Brasil, 4º colocado no Campeonato Sul Americano de Milha de Rua, Campeão da Corrida Nike Pão de Açúcar, 11 anos seguidos no Ranking Sul Americano, pódio em todas as categorias dos 13 aos 38 anos (pré-mirim a master), Tri-campeão Brasileiro de Atletismo Master, Campeão Sul Americano, Tri-campeão Mercosul e 5º colocado no Mundial Master.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...