sexta-feira, 10 de abril de 2015

PREFEITURA OFERECE CAPACITAÇÃO PARA ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE SÃO MANUEL

Em pauta o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei n° 13019/2014

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei nº 13019/2014, foi tema de uma capacitação promovida pela Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social. O encontro aconteceu no dia 17 de março, no auditório da Câmara Municipal, e contou com a participação de integrantes de diversas entidades assistenciais do município.
Os principais pontos de mudanças da Lei chamam atenção para as melhorias no âmbito da segurança jurídica, na transparência da aplicação dos recursos disponibilizados para as organizações conveniadas e maior efetividade nas parcerias. A nova lei visa também aperfeiçoar as parcerias realizadas entre as instituições e o executivo.
A palestra ministrada pela Dra. Carla Regina Baptista Oliveira, palestrante do Instituto Filantropia, teve como principal objetivo compartilhar conhecimentos, apresentar instrumentos, subsidiar e promover reflexões, debates e troca de experiência, capazes de contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias ao bom desempenho de cada profissional, nas atribuições que lhes são incumbidas.
Além das entidades assistenciais do Município de São Manuel, sendo elas da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial (Centro Social de São Manuel, Associação dos Amigos da Pousada da Colina, Grupo de Voluntários de Ajuda aos Portadores de Câncer, Vila Vicentina de São Manuel, Instituição Assistencial Maria de Nazareth, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Manuel – APAE, Lar Anália Franco, Legião Mirim de São Manuel e Casa Santa Maria), também estiveram presentes representantes da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis – ACAPEL; Associação Atlética Banco do Brasil – Projeto Samba Vida; Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo; Sala de Convênios da Prefeitura; Controle Interno da Prefeitura; Órgão Gestor da Assistência Social e convidados do Departamento Jurídico e CRAS do Município de Pratânia.
Para a diretora da Promoção Social, Márcia Biandan a realização do seminário foi positiva, e serviu para esclarecer possíveis dúvidas existentes sobre a lei. “Foi uma capacitação para dirimir dúvidas com relação à Lei 13.019, que entrara em vigor no próximo mês de julho, conhecida como Novo Marco Regulatório da Assistência Social, onde participaram representantes da Assistência Social do Poder Publico e representantes da Sociedade Civil.
A capacitação se deu por a Lei ser muito extensa e muito complexa, mais foi muito importante para que os órgãos envolvidos se adequem.
A LEI
A lei estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferência de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de auxílio e de colaboração com organizações da sociedade civil; institui o termo de colaboração e o termo de fomento; e altera as Leis nºs 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...