sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Postos de Saúde de São Manuel participam da Campanha Novembro Azul


Mutirões serão realizados até o final do mês

Após o encerramento da campanha de mobilização para prevenção do Câncer de Mama, Outubro Rosa, agora chegou a vez dos homens, já que o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas no combate ao câncer de próstata.
Até o final do mês os Postos de Saúde de São Manuel estarão realizando mutirões para atenderem aos pacientes que quiserem realizar exames preventivos.
Durante este período a Unidade de Saúde Central, “Deputado Geraldo Pereira de Barros”, está trabalhando em um horário especial, das 7h às 20h. 
Os Postos de Saúde da Família “Dr. Manuel de Araujo Selzener”, da Vila Rica e “Dr. Abraão Nicolau Salum”, da Santa Mônica já realizaram seus mutirões, atendendo pacientes dos bairros de abrangência do PSF.
Os demais Postos de Saúde estarão divulgando as datas de seus mutirões. Reforça-se que é importante que todos os homens com 40 anos ou mais realizem o exame.

Campanha Novembro Azul

O mês da Campanha Novembro Azul foi escolhido, para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado no dia 17 de novembro.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos.
Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos neste grupo.

Prevenção
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Homens a partir dos 45 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
Exames
O toque é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...