sábado, 29 de agosto de 2015

CONFERÊNCIA DIRECIONA OS RUMOS DA CULTURA SÃO-MANUELENSE

Diretrizes que irão compor o Plano Municipal da Cultura serão analisadas

A Prefeitura de São Manuel e o Conselho Municipal da Cultura realizaram na manhã do dia 22, a primeira Conferência Municipal de Política Cultural. O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, numa discussão que elencou um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que poderão compor o plano municipal de cultura para os próximos dez anos.
O Prefeito Marcos Monti abriu a conferência. Em seu discurso ele comentou sobre a importância do evento e o número de atrações culturais que a cidade recebeu desde que assumiu a Prefeitura. “A cultura em São Manuel ficou abandonada com as administrações anteriores, tanto em eventos como no patrimônio físico. Hoje o cenário que vemos é completamente diferente, prova disso é a realização desta conferência”, expôs Monti, citando também a criação do Festival de Inverno de São Manuel, a participação de artistas da cidade em eventos realizados pela Prefeitura, a reforma da Estação Ferroviária, a construção do Centro Educacional, que contará com um anfiteatro, da busca por recursos junto a Secretaria de Estado da Cultura para a reforma do Teatro Municipal, e o projeto de Lei que será enviado para votação na Câmara, para que 1% da arrecadação do IPTU seja repassado ao Fundo Municipal da Cultura.
Após a abertura oficial, o Diretor de Cultura, Rodrigo Pinheiro, apresentou os setores de sua Diretoria, como bibliotecas, museu e a Filarmônica São-manuelense, além de instituições, que através de projetos culturais, hoje possuem parcerias sólidas com o Poder Público.
Após uma breve análise de como foi encontrado cada um dos setores e o que está sendo feito para melhorar o funcionamento para a população, os participantes foram divididos em três grupos, cada um representando um eixo: formação, difusão e fomento. No total foram aprovadas 37 diretrizes que poderão compor o plano. O próximo passo será a análise mais completa de cada uma delas.
Dentre as diretrizes, as mais comentadas pelos participantes foram a volta das escolas de formação cultural e a banda filarmônica Infanto-juvenil, extintas desde o ano de 2.000.
Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que representarão São Manuel na Conferência Estadual da Cultura. Foram eleitos Jacomo Petrongari e Eduardo Baroni e seus suplentes Kleber Eduardo Ribeiro e Luciana Rodrigues respectivamente.
Segundo o Diretor de Cultura, Rodrigo Pinheiro, esse foi um momento histórico para São Manuel. “A conferência que realizamos, assim como o Plano da Cultura e as Leis já criadas e as que irão para a aprovação na Câmara Municipal, vão garantir o crescimento da cultura em nossa cidade”.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...