sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PREFEITURA ULTRAPASSA META DE IMUNIZAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

Em São Manuel, campanha ultrapassou índices exigidos pelo Ministério da Saúde

Com o objetivo de prevenir possíveis casos de Poliomielite e Sarampo, a Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, vacinou e imunizou 2.153 crianças contra poliomielite e 1.911 contra sarampo, o que corresponde a 95,6 % das crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.
O resultado da campanha foi comemorado, já que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi de 95%.
Para a Diretora de Saúde, Sirley Justo, a Prefeitura de São Manuel, através de um amplo trabalho de divulgação, conseguiu conscientizar a população sobre a importância de vacinar as crianças. “Percebemos que nesta campanha os pais entenderam como é importante vacinar os seus filhos”, comenta Sirley. “Conseguimos ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e imunizar 95,6% das nossas crianças”.
Ela ainda lembra que além das vacinas contra Poliomielite e Sarampo, também foram aplicadas doses contra Caxumba e Rubéola.
Diferente de anos anteriores, esta campanha serviu tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia. No caso do sarampo, a vacinação foi feita em crianças entre 1 e 5 anos incompletos.
Segundo o Prefeito Marcos Monti o bom resultado é fruto do trabalho de todos. “Em algumas regiões do Brasil, o índice de cobertura oscilou entre 93% e 95%. Em São Manuel ficamos acima dessa média, um dos fatores que contribui para essa conquista foi, sem sombra de dúvidas, a dedicação de todos.”

SAIBA UM POUCO SOBRE ESSAS DOENÇAS
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
O sarampo é viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares.
Já a rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção na qual há erupção na pele. Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e passa a doença para o bebê dentro do útero.


Fonte: prefeitura de São Manuel, Diretorias de Comunicação e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...