quarta-feira, 20 de abril de 2016

COMBATE ÀS QUEIMADAS: PREFEITURA ORIENTA A POPULAÇÃO





Ato é crime previsto em Lei, pena de detenção é de seis meses a dois anos.

Nesta quarta-feira, 20, a Brigada de Combate a Incêndio da Prefeitura de São Manuel registrou quatro pontos de queimadas no município. Devido o aumento de chamadas, a orientação passada é de que, em caso de incêndios, a população deve entrar imediatamente em contato com a Guarda Civil Municipal, pelo número 3841-1100.
Segundo a legislação brasileira, atear fogo em algum local que exponha a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem é considerado crime. Sua pena é de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa. A pena pode ser aumentada em um terço se o crime é cometido para obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio (Art. 250, § 1º). Se o incêndio for culposo (quando não há intenção), a pena prevista de detenção é de seis meses a dois anos.
“Mesmo com dificuldades de identificar os autores dos incêndios, é importante que a população denuncie os focos de queimada o mais breve possível para que os responsáveis, sendo capturados, sejam levados à presença da autoridade policial”, comenta Michela Ragazzi, Diretora de Segurança Pública e Trânsito.
Nas últimas semanas a brigada da Prefeitura tem atendido, em média, de três a cinco ocorrências diariamente. Nos finais de semanas esse número chega a dobrar.
Além de causar sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo, comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, as queimadas podem provocar vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
Outro fator preocupante é o aquecimento global, pois os incêndios são a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
“Somente hoje, registramos quatro pontos de queimadas no município. O que nos preocupa é que muitos destes locais são de difícil acesso, o que dificulta os trabalhos dos servidores municipais e da Brigada de Combate à Incêndio do município”, comenta o Diretor de Gestão e Serviços, Ademir Ayres.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Segurança e Trânsito, Gestão e Serviços e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...