terça-feira, 12 de maio de 2015

PLANO DE ACESSIBILIDADE E DE MOBILIDADE URBANA É APRESENTADO EM SÃO MANUEL

Projeto garante uma cidade acessível para todos os moradores

Em audiência pública, realizada na sexta-feira, 24 de abril, o grupo SITU - Pesquisa em Sistemas Integrais Territoriais e Urbanos, da UNESP de Bauru, apresentou o plano de acessibilidade e de mobilidade urbana de São Manuel. O programa visa o desenvolvimento urbano sustentável do município, ou seja, implantar ações que garantam o acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a todos os bens, produtos, espaços públicos e serviços disponibilizados à população.
O Plano tem como base a Lei n° 12.587, de 3 de janeiro de 2012, a qual institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que possui como uma das suas finalidades assegurar uma cidade acessível à todos os moradores.
A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Educação, junto com o grupo coordenado pelo Prof. Doutor Adalberto da Silva Retto Júnior e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de São Manuel, realizaram uma consulta a população, mais especificamente aos alunos da rede municipal de ensino, para elencar os pontos mais lembrados e frequentados do município, assim como os edifícios públicos de maior relevância histórica da cidade.
 “Para a elaboração do Plano de Mobilidade Social e Acessibilidade, foi realizada uma consulta com todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, onde os mesmos relacionaram, caso recebessem algum amigo no município, os locais aos qual o levariam, objetivando apresentar à cidade. Pudemos ver no projeto de lei apresentado na Câmara, que os relatos de nossos alunos foram acolhidos para a construção da trama que apresentaria a cidade. Isso mostra o comprometimento da atual administração para com o anseio de seus munícipes”, comenta o Diretor de Educação Luciano Giacóia.
Essa trama foi desenvolvida em três escalas: arquitetônica, nos edifícios públicos de valor histórico, a urbana, no desenvolvimento de uma Trama Urbana Acessível, e a territorial, a partir da concepção de Trilha Ecológica (Parque Ecológico).
A partir desses projetos, foi possível a elaboração de um projeto de lei que hoje está na câmara municipal para análise e aprovação. Aproveito a oportunidade para agradecer o prefeito municipal, vereadores, funcionários da câmara, diretorias municipais de obras, jurídica, administrativa, meio ambiente, gestão e serviços, cultura, comunicação e direito dos direitos das pessoas com deficiência por toda a dedicação e apoio”, comenta o Prof. Doutor Adalberto.
Durante a audiência, o Prefeito Marcos Monti relatou a importância do Plano de Acessibilidade e de Mobilidade Urbana para São Manuel.
“Tanto o plano diretor quanto o plano de mobilidade urbana, são ações que o município deve ter ao longo de um período. Nós temos ações de curto prazo, ações de médio prazo e ações de longo prazo. Esses planos, assim como o plano de resíduos sólidos, que já foi encaminhado à câmara para votação, são metas, programas e diretrizes que temos que seguir para que no futuro uma geração de prefeitos possa dar procedimento a todos os trabalhos hoje desenvolvidos. Assim todos terão a oportunidade de ver como e para onde São Manuel deve crescer”, afirma o Prefeito.
Depois de apresentado em audiência pública, o Plano será encaminhado à câmara dos vereadores. Se aprovado ele poderá ser implantado no município, trazendo uma série de benefícios a toda população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...