terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SÃO-MANUELENSE NO GRUPO DE ELITE FEMININO DA SÃO SILVESTRE

Graziella Correa Oyan representará São Manuel na corrida mais tradicional do Brasil

Uma das mais importantes provas de rua do mundo, a 90ª edição da São Silvestre terá uma representante da nossa cidade, Graziella Correa Oyan, atleta profissional da equipe de atletismo de São Manuel, conquistou sua vaga no Grupo de Elite “B” graças ao seu desempenho e conquistas.
Recentemente ela foi a vencedora na categoria feminina da Primeira Corrida “Luiz Lanfredi Jr.”, realizada no final do mês de novembro. A moça tem em seu currículo vitórias nos Jogos Regionais e em provas disputadas por todo o Estado.
Especialista nos 5 mil e 10 mil metros, Graziella enfrentará os 15 quilômetros de prova nas ruas da Capital Paulista. O trajeto não é considerado fácil, principalmente por causa das ladeiras da região central de São Paulo.
“Graziella se preparou muito para essa prova, com o auxílio de seu treinador, Adriano Penteado. Acreditamos que ela terá um bom desempenhos”, comenta Zigomar Augusto, Diretor de Esportes e Turismo.

A PROVA
Completando 90 de corrida pelas ruas da Capital Paulista, a São Silvestre teve início em 31 de dezembro de 1924, através da iniciativa do jornalista Cásper Líbero. A primeira largada contou com apenas 60 atletas inscritos, dos quais 48 deles compareceram na corrida. O primeiro vencedor da prova foi Alfredo Gomes, atleta do Clube Espéria (SP).
Nos primeiros anos participavam apenas paulistanos. Após iniciar a participação de atletas de outros estados, em 1941, a hegemonia paulista nas vitórias foi quebrada pelo mineiro José Tibúrcio dos Santos.
A partir de 1945, em sua 21ª edição, a São Silvestre assumiu caráter internacional com a presença de convidados do Chile e Uruguai.
Em 1975, quando a ONU determinou o Ano Internacional da Mulher, o jornal Gazeta, que organiza a prova, instituiu a primeira competição feminina, realizada em conjunto com a masculina, mas com a classificação separada.
Durante esses 90 anos, muitas novidades surgiram na prova, entre elas a utilização de chips para os corredores de elite.
A data da realização continua a mesma, 31 de dezembro, último dia do ano, mas a partir de 1990, a prova que tinha sua largada a noite, mudou algumas vezes de horário, passando a ser realizada no final da tarde e atualmente de manhã.
Para este ano, a expectativa da organização da prova é de que aproximadamente 30 mil atletas, profissionais e amadores, participem da prova, entre eles Graziella Correa Oyan, representando São Manuel no Grupo de Elite “B”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Monti apresenta projeto de lei para combater lavagem de dinheiro

PL conta com o apoio de membros do Ministério Público e do Judiciário  O deputado federal Milton Monti (PR/SP) apresentou à Câmara ...